INTRODUÇÃO
Inserido em um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso. Os Recursos Humanos (RH) é responsável por melhorar o resultado da empresa, trabalhando o recurso pessoas. Ou seja, fazercom que toda a organização e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas da empresa perante a seu contentamento em fazer parte dela.
Segundo DESSLER (2003) o setor de RH é responsável por uma série de atividades e processos dentro das organizações, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoasalcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.
Segundo CHIAVENATO (1999) o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. As organizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingirem seus objetivos e cumprir sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem o meio pelo qualelas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações surgem então para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e pessoas inexistiria a Gestão de Pessoas.
Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas eremuneram as pessoas. O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.
O capital humano é intangível, e as empresas não podem gerenciá-lo da mesma maneira que gerenciam cargos, produtos e tecnologias. Uma das razões para isso é que são [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Planos te incentivo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Planos-Te-Incentivo/496021.html

MLA

"Planos te incentivo" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Planos-Te-Incentivo/496021.html>.

MLA 7

"Planos te incentivo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Planos-Te-Incentivo/496021.html>.

CHICAGO

"Planos te incentivo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Planos-Te-Incentivo/496021.html.