Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
De acordo com Durkheim o fato social se refere aos hábitos e costumes apresentados pelos indivíduos que pertencem a um grupo social específico. Esses hábitos e costumes sãoassimilados pelos membros do grupo durante toda a existência dos mesmos. Os hábitos e costumes de um grupo social não são estáticos. Eles apresentam mudanças e transformações no tempo e noespaço. A mudança do fato social no tempo pode ser notada quando comparamos o comportamento apresentado pelos indivíduos de um mesmo grupo social em dois momentos distintos.
PrincipaisCaracterísticas
Coerção Social
Isto é, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a se conformar com as regras da sociedade. Ex: Idioma adotado, a formação familiar, ocódigo de leis.
O grau de coerção dos fatos sociais pode ser evidenciado por meio de sanções que podem ser legais ou espontâneas:
* Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, soba forma de leis.
* Espontâneas: são as que ocorrem em função de uma conduta não adaptada a estrutura do governo, grupo ou da sociedade, Durkheim escreve a seguinte frase paraexplicar este tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar usando processos e técnicas do século passado, mas se o fizer terei a ruina como resultado inevitável”.Exterioridade
Os fatos sociais existem independente da vontade individual ou da adesão consciente, ou seja, são exteriores ao indivíduo. As regras sociais o costume, as leis, já existem antes donascimento das pessoas, são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação.
Generalidade
É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou namaioria deles. Por esta generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.
tracking img