Plano e planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO E PLANEJAMENTO

INTRODUÇÃO
Planejar significa submeter uma dada realidade a um plano, planejar faz parte do ser humano. É impossível enumerar os tipos de planejamentos necessários à atividade humana, pois, estamos sempre racionalmente ensaiando processos de transformar idéias em realidade.
Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui umaestrutura básica que a leva a analisar a realidade e propor atitudes para transformá-la.

CONCEITO DE PLANEJAMENTO
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de instituições, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão sobre a ação; processo de previsão denecessidades disponíveis visando à concretização de objetivos, em prazos determinados, a partir dos resultados das avaliações.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, que tem como características básicas: evitar a improvisação, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar eavaliar andam de mãos dadas.

CONCEITO DE PLANO
Plano é um documento utilizado para o registro de decisões. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, pois somente desse modo é que se pode responder as seguintes questões: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com quem fazer.
O plano é a justificativa das decisões tomadas relativas à açãoa realizar. Plano tem a conotação de produto do planejamento.
Plano é um guia e tem a função de orientar a prática partindo da própria prática.
Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que envolve desafios e contradições.

A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO

Planejamento é um importante instrumento de trabalho, que exigedeixar clara e entendida em seus desdobramentos a sua intenção, os seus objetivos, a sua abrangência e perspectiva de sua atuação, não se limitando somente a tarefas cotidianas.

Conforme o conceito de Libâneo (1994):

“A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente daprevisão das ações políticas-pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino.”

Faz-se necessário planejar, tendo em vista a amplitude e complexidade da educação, bem como a necessidadede organização bem articulada visando promover mudanças de condições existentes e no enfrentamento de novos desafios.

Ainda segundo Vasconcellos (2000):

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto.”

Um processo de planejamento deve resultar em um plano de ação, o que servirá comoum mapa norteador educacional, a ser consultado cotidianamente, pois orientará continuamente as ações futuras e auxiliará no monitoramento e avaliação das já realizadas.

Antes de iniciar-se o processo de planejamento, é preciso que estejam bem definidos pelo gestor escolar a concepção de educação, gestão escolar e o seu papel profissional na liderança e na organização da escola, pois é apartir dela que serão desencadeadas ações, amplas ou limitadas.

Porém, suas concepções só terão valor, se forem transformadas em práticas organizadas e bem direcionadas, sendo que essas condições somente serão garantidas através da adoção de uma sistemática de planejamento das ações educacionais em todos os segmentos de trabalho da escola.

Ainda, cabe ressaltar que sem...
tracking img