Plano de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIAMA

FACULDADE DE AMAMBAI

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

AMAMBAI – MS

2011

FIAMA

FACULDADE DE AMAMBAI

APARECIDA PRIETO SALDANHA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Trabalho apresentado á professora Maria de Lourdes, na disciplina de Gestão Mercadológica no 5º semestre deAdministração, Fiama – Faculdade de Amambai.

AMAMBAI – MS

2011

INTRODUÇÃO

As pessoas com características culturais, subculturais e sociais distintas desenvolvem diferentes preferências por produtos e marcas. Portanto, os profissionais de Marketing devem concentrar seus programas mercadológicos nas necessidades específicas de certos grupos. Além dos fatores culturais, ocomportamento do consumidor c influenciado por fatores sociais como os grupos de referencia de uma pessoa-família, amigos, organizações sociais que afetam fortemente a escolha de produtos e marcas.

A posição da pessoa dentro de cada grupo pode ser definida em termos de papel e status. Todos esses fatores podem afetar profundamente as reações dos compradores, as organizações devem levá-los emconsideração ao projetar suas estratégias de Marketing. As decisões dos compradores são também influenciadas por características pessoais, que incluem a idade, ciclo de vida, situação econômica, estilo de vida, personalidade e autoestima.

Consumidores jovens têm necessidades e desejos diferentes dos mais idosos; as necessidades dos casais jovens diferem das necessidades de casais de aposentados;consumidores com rendas mais elevadas apresentam um padrão de compra diferente daqueles com rendas menores. O estilo de vida dos consumidores constitui uma importante influência na escolha dos programas de Marketing das empresas, atingindo seu alvo de consumidores com maior precisão. As escolhas de compra do consumidor também são influenciadas por fatores psicológicos-motivação. O propósito deMarketing é atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.

Segundo Maslow, o que propulsiona o homem são suas necessidades: tão logo uma necessidade é satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo é interminável e contínuo, entende – se como do nascimento até a morte. As necessidades humanas estão organizadas em níveis e numa hierarquia de importância que representaremosa seguir:
Necessidades Fisiológicas
São as necessidades vitais de sobrevivência: alimentação, descanso, proteção contra frio e calor e necessidades sexuais.
Necessidades de Segurança
Quando as necessidades vitais estão razoavelmente satisfeitas, necessidades e níveis superiores, no caso as de segurança, começam a motivá-lo. Essas são necessidades de proteção contra o perigo: seguro de vida,incêndio, seguro saúde, casa própria, emprego estável. Por exemplo: as ações arbitrárias da chefia ou um comportamento que reflita favoritismo ou discriminação, falta de clareza e objetividade, poderão ativar as necessidades de segurança na relação de emprego de qualquer nível do colaborador (ameaçam a necessidade de segurança).
Necessidades Sociais
Quando as necessidades de segurança estãosatisfeitas e o homem não está temeroso quanto ao seu bem estar físico, as necessidades sociais tornam-se importantes. São necessidades sociais: de participação, de associações, clubes, aceitação por parte dos amigos, novas amizades e amor. Quando essas necessidades são frustradas na situação de trabalho, o indivíduo age de modo a dificultar a consecução dos objetivos grupais, ele se torna antagônicoe não cooperativo.
Necessidades de Auto – Estima
São as Necessidades de respeito, autoconfiança, status, boa reputação, reconhecimento, apreciação e respeito dos amigos. Para que essas necessidades apareçam de maneira significativa os níveis anteriores devem estar razoavelmente satisfeitos.
Necessidades de Auto – Realização
No topo da hierarquia existem as necessidades de auto – realização....
tracking img