Plano financeiro de um restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

Organização e Métodos, durante muitos anos, esteve restrita a um uso limitado relativamente a seu verdadeiro potencial. Confundida com uma análise objetiva e pragmática da realidade organizacional, essa tradicional estratégia de investigação, de conhecimento comum dos profissionais de gestão, dispensou o envolvimento com abordagens que destacassem outros fatoresigualmente importantes para o fenômeno administrativo, que não a natureza das rotinas ou estruturas. Isso até contribuiu para certo desinteresse pelo assunto, dadas suas características extremamente racionais, ainda que válidas e apropriadas para as empresas. Embora a racionalização do trabalho, objetivo maior de O&M, tenha incorporado o elemento sistêmico, compreendendo-o como parteindissociável do estudo e diagnóstico organizacional, o que, por conseqüência, lhe valeu uma reformulação de nomenclatura, ou seja, OSM (Organização, Sistemas e Métodos), ainda estamos aquém da integração necessária entre esta e outras modernas ferramentas gerenciais. Por isso, esta obra revê a função O&M, agora modernamente denominada de OSM, com o intuito de aproximá-la de outras formas de análise emodelagem organizacional, como reengenharia, empowerment, benchmarking, gestão pela qualidade total, cujas contribuições não podem ser ignoradas pelo gerente, não importando sua área de trabalho. Sabe-se que o gerente, de qualquer área, passou a incorporar as ferramentas de gestão organizacional em seu quadro de atribuições. O profissional de OSM tende a desaparecer pelo falo de suas atribuições típicasestarem sendo desempenhadas pelo corpo gerencial das empresas em face das exigências de um mundo moderno, competitivo, contingencial, turbulento e de contínuas quebras de paradigmas.
 
- ORGANOGRAMA


Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador deferrovias, no ano de 1856.
Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
Os órgãos ou departamentos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Osórgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.
Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade ea abrangência da atividade.
Tipos de organogramas
• Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.
• Não clássicos - São todos os demais tipos como abaixo:
• Em barras - representados por intermédio de longos retângulosa partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.
• Em setores (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.
• Radial (solar, circular) - o seu objetivo émostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.
• Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.
• Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.
• Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em...
tracking img