Plano de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Período de Desenvolvimento: Fevereiro a Dezembro de 2010

Proposta Pedagógica
Justificativa:
Em consonância com a lei n° 11645/08, que tornou obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena” na rede de ensino, serão trabalhados os conteúdos referentes à África e à diversidade cultural nasturmas de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As discussões que serão realizadas buscarão retratar as questões históricas ligadas à educação, referenciando preconceito, discriminação e racismo, bem como foi à aprovação da Lei nº 10.639/03 e 11645/08 e do Conselho Nacional de Educação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para oEnsino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Com Semana da Consciência Negra o Colégio trabalhara conforme o plano interdisciplinar elaborado pela equipe multidisciplinar, professores e alunos desenvolverão atividades referentes à história africana e afro-brasileira, promovendo a interação e um melhor entendimento desta cultura que faz parte da criação e evolução humana.Pois cada povo que aqui vive possui sua própria cultura, nesta semana buscara resgatar a riqueza da cultura africana através da exposição de trabalhos manuais confeccionados pelos alunos sob a supervisão dos professores e apresentações culturais, com o efetivo envolvimento de toda comunidade escolar, visando à conscientização e busca da importância das relações humanas independente de sua etnia.Fundamentação Teórica:
A Equipe Multidisciplinar apresentara aos professores os conteúdos referentes à cultura afro-brasileira e indígena, sugestões e materiais para subsidiar os trabalhos. A participação será de forma interdisciplinar, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental e Médio nas seguintes disciplinas de Artes, Matemática, Educação Física /Química, Ensino Religioso, Português/Inglês, Ciências/Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
O plano será desenvolvido em aulas semanais, a realização desta proposta contará com a sugestão e execução de várias atividades ligadas aos conteúdos. Após as pesquisas, trabalharão por meio da TV Multimídia, os vídeos sobre a importância da Consciência Negra e os professores de Arte trarão à tona as pinturas,telas, máscaras, estampas e toda a Arte visual referente ao tema.
Seguindo o plano estruturado pelos professores, serão trabalhados os seguintes conteúdos:
1-Dia Nacional da Consciência Negra
• Celebridades: Zumbi, Martin Luther King, Antonio de Castro Alves, Nelson Mandela.
• A cultura africana relacionada na história, na música e na dança, resgatando o passado e ocontexto histórico africano,
2- Participações dos afro-descendentes no contexto brasileiro,
3- Rio de Janeiro - A cidade da corte – uma cidade de escravos - Projeto Araribá,
4- “Preconceito e Discriminação como expressões de violência”.
5- Mensagem “Balões Pretos” (autor desconhecido)
6- DVD – 120 anos da abolição da escravatura.

Objetivos:
• Entenderporque no dia 20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra.
• Ressaltar a importância da cultura africana no Brasil
• Repudiar o racismo
• Discutir as lutas de várias pessoas na história contra o racismo, tais como, Zumbi, Martin Luther King, Antonio de Castro Alves, Nelson Mandela, etc.
• Compreender que não existem raças e sim etnias, pois, raça é uma só – a humana: Homosapiens.
• Garantir condições de igualdade, respeito e dignidade para todos os educandos, seja qualquer etnia, com isso, nunca permitindo piadas sobre qualquer etnia.
• Procurar ressaltar aspectos positivos do povo africano, que foram destruídos pelo branco europeu ao longo de sua história;
• Buscar a desconstrução da visão estereotipada que os jornais, a internet, a televisão e os outros...
tracking img