Plano de trabalho docente handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENÇÃO FARMACÊUTICA FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO A SAÚDE

TOSINI, Giulia*
Graduanda em Ciências Farmacêuticas
Faculdade Dom Bosco
giuliatosini@gmail.com

VIEIRA, F. S. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Revista Ciências e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, p.213-220 abr.2007.




Fabíola Sulpino Vieira, doutoranda em Saúde Coletiva pelaUniversidade Federal de São Paulo, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, no Ministério da Saúde, escreveu um texto que apresenta como tema central as possibilidades de contribuição do farmacêutico na promoção da saúde por meio do uso racional de medicamentos pela população.
O texto é organizado em cinco tópicos construídos com argumentações consistentes.
Noprimeiro tópico, “O papel do farmacêutico ao longo do século XX”, a autora retrata o papel do farmacêutico no século XX. No início deste período, o farmacêutico representado pela figura do boticário, que tinha como função não apenas a venda de medicamentos, mas também prepará-los, prescrevê-los aos pacientes fornecendo a esses todas as orientações necessárias sobre o uso da medicação. Com o crescimentoda indústria farmacêutica o papel do farmacêutico ficou reduzido à venda de medicamentos. Em 1960, após uma catástrofe ocasionada pelo uso indevido de medicamentos, o papel do farmacêutico começa a ser questionado e a preocupação deste profissional se volta para bem estar da população começa-se então um novo período com projetos que estabelecessem vigilância aos estabelecimentos farmacêuticos.No segundo tópico, “Contribuição da profissão farmacêutica para a promoção da saúde”, a autora mostra que o farmacêutico adquire uma nova visão com relação à saúde e bem estar dos pacientes, somando forças a outros profissionais de saúde para zelar pela saúde da comunidade. A reorientação dos serviços de farmácia, o incentivo aos indivíduos à ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades dacomunidade, são conceitos fundamentais nos quais o farmacêutico deve levar conta em sua atuação.
No terceiro tópico, “Reorientação do serviço de farmácia”, Vieira observa que que antigamente as farmácias e drogarias exerciam apenas a função de decifrar fórmulas, hoje quando bem utilizados, esses estabelecimentos tornam-se extremamente importantes para orientação e reeducação de seus clientes,proporcionando-os maior segurança quanto à utilização e administração dos medicamentos.
No quarto, “Desenvolvimento das habilidades da comunidade”, o texto ressalta o papel fundamental que o farmacêutico em sua atuação deve prestar serviços essenciais em prol da saúde, conscientizando a população sobre como proceder na utilização de medicamentos e prevenção de possíveis enfermidades.No quinto e último tópico, “Incentivo a ação comunitária”, a autora mostra que o farmacêutico pode contribuir com a população conscientizando-a sobre a importância do uso racional de medicamentos, por meio da promoção de palestras e campanhas que oriente a população sobre do uso racional dos medicamentos.
A autora apresenta dados estatísticos que facilitam a observação e a identificaçãodos fatos relacionados à realidade nacional do problema. Vieira se utiliza de um tom envolvente e de uma linguagem acessível possibilitando a compreensão do texto não apenas por profissionais do ramo e estudantes do curso de farmácia, mas também por leigos.
Há um número razoável de citações que fundamentam os argumentos e os princípios expostos pela pesquisadora. A autora alerta o leitorsobre a necessidade de implantação de ações farmacêuticas que tenham como foco central a atenção ao paciente e oferece uma proposta de reorientação dos serviços de farmácia. O estilo de Vieira não é rebuscado e ela procura passar informações de uma forma objetiva, clara e adequada a qualquer público. O texto não apresenta ilustrações e é didático. Por todas as qualidades citadas anteriormente,...
tracking img