Atividade e efitos da pratica do handebol escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta Pedagógica
Justificativa:
A educação contempla a aquisição de conhecimentos, como o desenvolvimento harmônico da personalidade, a criatividade, a conquista da identidade, o equilíbrio afetivo, e capacidade crítica.Entendemos que a Educação Física ao ser trabalhada com o viés de interlocução com outras disciplinas que permitam entender o corpo em sua amplitude sempre em favor daformação humana abrangente voltada a uma consciência crítica poderá trabalhar essas referências. E acreditamos que o esporte pode ser o agente para projetos que procuram a inclusão social, pois é tradicionalmente uma atividade considerada positiva na educação de crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social.Acreditamos que o esporte deva ser iniciado na escola em razão de atingir um número elevadode crianças. Tubino (1996) confirma a idéia ao dizer que “o desporto escolar é a manifestação esportiva que ocorre no âmbito escolar para o desenvolvimento integral do sujeito como ser autônomo, democrático e participativo”. Deve-se saber que os alunos tem que ser respeitados em suas próprias limitações e características corporais, e a competição devem ser entendida como um exercício desuperação de obstáculos individuais, buscando sempre privilegiar a ludicidade, isto é, a alegria, o prazer e a cooperação, levando o aluno a se tornar sujeito de sua aprendizagem, afirmando valores que melhorem a sua formação e evitem a discriminação, segregação e a competição exacerbada.
Conteúdos:
A Educação Física enquanto disciplina do currículo escolar, passou por diversos processos evolutivos,acompanhando as mudanças sociais e culturais, superando uma visão fragmentada de homem enquanto ser social e inacabado. Ela deve contribuir para a atividade intelectual, com uma abordagem biológica e filosófica, além de uma política que contemplem as práticas corporais que visem o desenvolvimento do educando em sua totalidade. Educação Física é movimento, mas é necessários diálogo, reflexão e ouso da palavra para que o aluno não só pratique como também possa adotar uma visão crítica do mundo e da sociedade na qual está inserido. A concepção histórico-cultural estuda o ser humano a partir da prática social, vendo-o enquanto produto e processo de contradições e transformações. Nesta concepção nosso projeto tem o compromisso com um sujeito crítico, participativo, consciente e politizado,deixando claro a opção de buscar a superação das condições vigentes em nossa sociedade, nos propomos a humanizar e diversificara prática pedagógica, do projeto de esporte escolar, buscando ampliar de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e sócio-culturais. Pensamos que a combinação Educação Física/Esporte Escolar, nas modalidades de futebol desalão, handebol, voleibol e futebol, são esportes que exigem um trabalho intenso de redimensionamento do trato com o conteúdo, esporte na escola. Permitindo aos alunos múltiplas experiências e o desenvolvimento de uma atitude crítica perante esse conteúdo escolar, os valores que priviligiam o coletivo são imprescindíveis para a formação do humano que pressupõem compromisso com a solidariedade e orespeito.
Objetivos:
Levar o aluno a vivenciar, estudar e compreender os conteúdos, buscando o desenvolvimento da autonomia, participação, cooperação e afirmação de valores e princípios, bem como propiciar o acesso à prática esportiva, adaptando o esporte a realidade escolar, privilegiando o compromisso com a solidariedade e o respeito humano. Reconhecer e compreender as possibilidades de seucorpo, buscando despertar no aluno uma consciência corporal que lhe permita perceber-se no mundo em que vive, desenvolvendo uma postura crítica perante as atividades da cultura corporal do dia a dia das aulas de Educação Física. Reconhecer o conteúdo social e econômico em que os diferentes esportes se desenvolvem. Endender que as práticas esportivas podem ser vivenciadas no tempo, espaço de...
tracking img