Plano de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS











FRANCIELE DE BEM DAROS


MARILIA MENDES LOCH





DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HUMANOS COMO BASE PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RHCRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011
FRANCIELE DE BEM DAROS
MARILIA MENDES LOCH
































Diagnóstico de Recursos Humanos solicitado pela professora Vera Lúcia Leal Crispim, na disciplina de Plano de Recursos Humanos I da 4ª fase do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNESC.Professor Monitor: Vera Lúcia Leal Crispim
















CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011





































































DEDICATÓRIA




Dedico esse trabalho deconclusão de curso a nossos pais, que, como grandes empreendedores nos ensinaram que não devemos desistir nunca de nossos sonhos.












































AGRADECIMENTO


Quero agradecer primeiramente a Deus que me deu a benção da saúde e da sabedoria, por que foi somente àsmãos de DEUS que manterão íntegra nessa trajetória universitária, ao hospital São João Batista, que me deu suporte para estar cumprindo com as minhas obrigações acadêmicas, a minha família que acreditou no meu potencial, e minha orientadora Vera Lúcia Leal Crispim, que sempre tinha uma palavra de incentivo e me orientou para que esse trabalho fosse concluído.









[pic]


RESUMOA gestão estratégica de pessoas destaca-se como requisito para alinhar as pessoas à estratégia da organização Diante deste quadro, este trabalho propõe-se a analisar a importância do Planejamento Estratégico em recursos humanos sob a base do diagnóstico de recursos humanos como ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, que ora se apresenta.Quando se fala o termo “recursos humanos” em uma empresa, pensa-se em planejamento, capacitação, seleção, plano de cargos e salários, dentre outras práticas comuns à área. Contudo, esse conceito tem evoluído para adequar-se às transformações do ambiente das organizações. Em decorrência dessa necessidade as empresas adaptarem-se às pressões externas, inclusive revendo seus modelos de gestão,ocorre muitas mudanças no modo de pensar e de agir dos profissionais da área de recursos humanos, que enfrentam desafios e buscam modificar a visão acerca das pessoas que fazem parte do corpo funcional de uma organização. Na moderna gestão de pessoas, os indivíduos não são mais vistos como mero recurso ou patrimônio da organização, mas como parceiro ou colaborador, no alcance dos resultadosorganizacionais. Sendo assim foi feito uma pesquisa biográfica para confirmação desses dados.




















LISTA DE FIGURAS


Quadro 1: As pessoas são recursos ou parceiros das organizações 13
Quadro 2: Os seis processos de gestão de pessoas 18
Quadro 3: Áreas de responsabilidade da função pessoal 21
Quadro 4: Um novo paradigma de liderança 28
Quadro 5: Etapas de umprograma de treinamento 31
Quadro 6: Futuro/Estratégico 38

























SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 9

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE RECURSOS HUMANOS 11
2.1 Perfil do RH na última década 12

3 GESTÃO DE PESSOAS 16
3.1 O contexto de gestão de pessoas 17
3.2 Os seis processos de gestão de pessoas 18

4 O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS 20...
tracking img