Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DE EQUIPES DE VENDAS
O Sr. Nontênio Função Remunerada Jr., cumpriu sua rotina de todas as manhãs. Comprou o jornal com maior número de ofertas de emprego e se dirigiu para a padaria do Seu Manuel, onde aumentou o seu gordo débito. - Seu Manuel, uma média e um pão com manteiga, por favor. - Sr. Nontênio, quantos cafés da manhã ainda vai pendurar? - Calma, meu velho! Tenho fé que hojeconsigo um emprego! – disse Nontênio, chacoalhando o jornal aberto no caderno dos classificados. E parece que ele estava tendo uma premonição. Logo que bateu os olhos no jornal, o primeiro anúncio que leu parecia ser feito para ele: “Procura-se profissional de comunicação, com experiência em massa, veículo rápido e de amplitude. Além de locução, atuar na direção. Toda a aparelhagem por nossaconta”. Perfeito. Nontênio, formado em publicidade, propaganda e jornalismo, havia trabalhado em algumas rádios do interior e da capital. Tinha experiência nesse veículo rápido e de massa. Em um curto período em que o diretor da rádio FALA ESPERTA saiu de férias, Nontênio acumulou as funções de locutor e diretor. Após anotar o endereço em um pedaço de papel, saiu em disparada sem ouvir os gritos de SeuManuel. - Ó gajo! Tome seu café. Nontênio estranhou a grande placa que ocupava toda a fachada do grande galpão no endereço que anotou: “Fábrica de Macarrão Mastroianni”. Na fila, encontrou vários olhares desconfiados. A maioria dos candidatos, formada por homens vestidos com paletó e gravata, estava com a mesma sensação que Nontênio, de estar no lugar errado. Quarenta e cinco minutos depois, eleestava sendo recebido pelo dono da fábrica, Sr. Palermo di Capri. - Vendedor de macarrão? – perguntou Nontênio, estarrecido. – A vaga não é para radialista?

1

- Maquê? Da onde o sinhori tirou questa idéia? – perguntou indignado, o Sr. Palermo. - O anúncio falava em profissional de comunicação, argumentou Nontênio. - O sinhori já viu um vendedor que não abre a boca? - Acostumado com a massa.- E macarone é feito de que? - Veículo rápido e de amplitude. - Tem que ter condução própria, um carrinho rápido e amplo pra “cabê” os “pacote” de macarone. O Sr. Palermo tinha resposta para tudo. - Atuar na locução e na direção ao mesmo tempo. Como o senhor explica isso ? - perguntou Nontênio. - Eu não quero ninguém parando de dirigir para “parlare” no microfone: “Olha o macarone Mastroianni,olha o macarone Mastroianni”. Sr. Palermo parou de falar reparando na expressão atônita de Nontênio. - É evidente que o sinhori se enganou com meu anúncio. Vou chamar o próximo candidato. - Não, seu Palermo. Eu preciso do emprego... Será que Nontênio, profissional de comunicação de massa, empurrado pela crise de emprego, será um bom vendedor de macarrão? Será que naquela fila de candidatos existiarealmente algum vendedor de macarrão? O Sr. Palermo, antes de anunciar no jornal, deveria responder uma simples pergunta: Como faço para descrever o perfil do vendedor e as atribuições do cargo?

1 - Contratação de vendedores
A contratação de vendedores exige sério e considerável cuidado na seleção de pessoal. Embora consciente da escassez de tempo na operação comercial moderna, o empresáriodeve ter em mente que, se não selecionar sua equipe de forma cuidadosa e sistemática, terminará pondo a perder todo o trabalho realizado. Por mais que organize e treine homens cuja personalidade não se adapte à tarefa de vender, não os transformará em dinâmicos e persuasivos geradores de vendas.

2

Fatores que influenciam o desempenho do vendedor
O desempenho de um vendedor depende de 3fatores básicos: • qualidades inatas de seu caráter; • seu treinamento; • sua motivação.

Conceitos básicos da formação da equipe
O processo de montagem de uma equipe é formado por quatro estágios. Vamos conhecer cada um deles: 1. descrição por escrito da tarefa; 2. construção do perfil do candidato aceitável; 3. recrutamento dos candidatos; 4. seleção.

1 - Descrição por escrito da tarefa...
tracking img