Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Administração, Marketing e Comunicação

Plano de Marketing


Integrantes do grupo:


SOROCABA - SP
Julho de 2012.

1. Introdução
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar a importância estratégica do Plano de Marketing nas organizações, tendo como objetode estudo a empresa Kimberly-Clark.
Através da análise das estratégias de marketing e do ambiente de negócios onde a empresa atua, buscamos elaborar um Plano de Marketing para uma das marcas da empresa, o Intimus.
Com a finalidade de conhecer a filosofia da empresa, apresentamos o resumo de sua história. Pelo mesmo motivo, elaboramos uma análise da Missão, Princípios, Valores, destacamos osPrêmios conquistados, avaliamos a Responsabilidade Social da empresa, o seu público alvo e a orientação do marketing.
Para obter os resultados almejados, realizamos um estudo setorial, empresarial, do mercado e da empresa, buscando verificar e analisar o macroambiente, identificando as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades apresentadas, bem como os stakeholderes e a cadeia de valores da empresaKimberly-Clark.
Por último, diante de todas as informações detalhadas acima, foi elaborado um Plano de Marketing para a marca Intimus, com estratégicas voltadas para atingir alguns objetivos determinados pela empresa, tais como definição do segmento e como atingir o target definido pela empresa. Para tanto, analisou-se minuciosamente o mix de marketing em seu produto - características, no seupreço - comparando com concorrentes, na praça - onde e como o produto é distribuído e na promoção - como é feita a divulgação e a venda desse produto; foram analisados também os concorrentes específicos da marca, a participação da marca no faturamento da empresa, a participação da marca no mercado.

2. Kimberly-Clark: Essencial para uma vida melhor.
Líder mundial nos seus segmentos, aKimberly-Clark trabalha para oferecer produtos que já fazem parte do dia a dia das pessoas. Das oito categorias de produtos que oferece, foi pioneira em seis.
A empresa foi fundada em 1872 por John A. Kimberly, Havilah Babcock, Charles B. Torneira e Franklyn C. Shattuck, na pequena cidade de Neenah, estado americano do Wisconsin, com investimentos iniciais de US$ 30 mil, levantados pelos quatro jovensempreendedores. O primeiro negócio da nova empresa era operar moinhos de papel utilizados em jornais e livros. Inovação foi, e ainda é a força motriz que esteve presente desde o começo da empresa. Esta cultura de inovação se iniciou no ano de 1890, quando a empresa lançou o papel higiênico em rolo, substituindo as folhas comercializadas na época. No ano de 1907, a empresa lançou no mercado o papeltoalha, facilitando a vidas de seus consumidores e melhorando as condições de higiene.
Em 1914 mais uma grande revolução: o desenvolvimento da celulose de algodão, macio e absorvente feito de celulose de polpa de madeira e de uma pequena quantidade de algodão, utilizado pelo exército americano como substituto do algodão cirúrgico durante a Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito as enfermeiras doexército também usaram a celulose de algodão como absorventes íntimos descartáveis. Em 1920, atendendo as necessidades das mulheres que começavam a entrar no mercado de trabalho, lançou o primeiro absorvente feminino, KOTEX, que superou grandes dificuldades de aceitação na época, vencidas por meio da percepção de sua principal qualidade: a higiene. Um produto que seria uma grande ameaça porincentivar a independência feminina no início dos anos 20 tornou-se um grande aliado da mulher e uma verdadeira mina de ouro para a Kimberly-Clark.
Quatro anos depois, foi lançado o primeiro lenço de papel descartável, KLEENEX, inicialmente criado para remover maquiagem e que hoje é sinônimo de sua categoria em todo o mundo. Em 1925 a empresa iniciou a comercialização de seus produtos fora dos...
tracking img