Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS
DACEC – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO.
CURSO DE AMINISTRAÇÃO










Elaboração do plano de negócio para uma
prestadora de serviço de pintura predial



1ª Versão Trabalho de Conclusão de Curso





PAULO ALEXANDRE LUTZ DE OLIVEIRA

Orientador: Prof. Remi DamaTrês Passos (RS), Setembro de 2012.




SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4


1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO 6
1. Delimitação do tema 6
2. Formulação da Questão de Estudo 7
3. Objetivos 8
1.3.1 Objetivo Geral 8
1.3.2 Objetivo Específico 8
4. Justificativa8

1. REFERENCIAL TEÓRICO 9
1. Serviços 9
2. Empreendedorismo 10
3. Empreendedor 11
4. Plano de Negócio 12
5. Estrutura de Plano de Negócio 12
6. Análise Econômica e Financeira 14
1. Métodos de análise
1. Taxa mínima deatratividade 15
2. Lucratividade 15
3. Margem e contribuição 15
4. Ponto de Equilibrio 15


2. METODOLOGIA 16
1. Tipo de Pesquisa 16
2. Coleta de Dados 16
3. Análise e interpretação de dados 16


BIBLIOGRAFIA 17INTRODUÇÃO


O presente trabalho consiste na elaboração de um plano de negócio para uma prestadora de serviço de pintura predial no município de Três Passos RS. O mercado está em constantes mudanças, entram novos concorrentes, novos clientes e as organizações crescem ou não mediante ao seu planejamento, ou seja, se está atenta ao queestá acontecendo no mercado tendo tempo para se reestruturar, ou como também fazer acontecer mudanças em seu mercado onde seus concorrentes terão que acompanhar, pois nesta área de atuação a competitividade está visivelmente presente.

Para Hisrich e Peters, (2004, p 53) “um empreendedor deve encontrar, avaliar, e desenvolver uma oportunidade superando as forças que resistem à criação dealgo novo. A identificação da oportunidade e sua avaliação são tarefas difíceis. A maioria das boas oportunidades de negócio não aparece de repente, e sim resulta da atenção de um empreendedor às possibilidades ou, em alguns casos, do estabelecimento de mecanismos que identifiquem oportunidades em potencial”.

Para Dornelas (2008, p 84) diz que o “Plano de negócio é um documento usado paradescrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócio”.

Para Dolabela (2002, p 53) o empreendedor deve ser alguém com alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, com forte consciência social.


A crescentedificuldade para a obtenção de um bom emprego, a falta de perspectiva de uma carreira profissional, o constante sentimento de instabilidade proporcionado pelas empresas aos seus funcionários aliada à esperança de um futuro financeiro independente são os principais motivos mencionados pelos referenciados autores de empreendedorismo e pelos próprios empreendedores que com muito esforço conseguiram êxito nadifícil tarefa de criar seu próprio negócio. Isto sem contar com os trabalhadores que abdicam de seus cargos para se aventurar nessa onda empreendedora.


O presente estudo ajudará a estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio, proporcionando uma avaliação econômico-financeira antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo...
tracking img