Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula

Interculturalidade



Nível: Ensino fundamental I.

Séries: 3ª e 4ª.

Idade: de 8 a 10 anos.

Tema: A diversidade do povo brasileiro

1. Objetivos

Propor dinâmica lúdica para as crianças, a fim de sensibilizar os alunos a diversidade na formação do povo brasileiro: cultura indígena, européia, africana. Dar oportunidades à exposição de ideias e sentimentos pessoaisa respeito dos diferentes componentes da diversidade cultural, para que a criança valorize o convívio pacífico e criativo das diferenças culturais. Buscar através da experiência, mudanças de postura e atitudes em relação a conceitos e práticas efetivas de discriminação, preconceito e respeito às diferenças. Também propiciar a construção de uma consciência crítica e de valores que mudem suaexistência para se tornarem seres humanos melhores com base em informações básicas que permitam conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira.

2. Desenvolvimento

As atividades serão realizadas no coletivo da sala de aula e em pequenos grupos de alunos. O professor será o grande mediador na seleção do material, questionamento, encaminhamento e acompanhamento das atividades realizadas.Primeiramente será dada uma aula expositiva e dialogada para que as crianças compreendam o tema e interajam professor e aluno. O professor fará a leitura de vários livros ilustrados sobre o assunto e mostrará as imagens e figuras dos livros a todas as crianças, levando-as a um posicionamento crítico dos textos lidos e das imagens, comparando as situações que forem apresentadas com situações do cotidiano,criando assim uma intertextualidade. Depois de explicado o tema detalhadamente e tiradas as dúvidas com relação ao tema, as crianças serão organizadas em grupos de cinco. Com os grupos formados e nos seus lugares, o professor irá pegar algumas imagens sobre cada cultura, para iniciar um jogo sobre o tema da seguinte forma:

O quadro será dividido de forma correspondente ao número de grupos. Oprofessor irá mostrar uma figura de cada vez a cada grupo, alternando os grupos. Será apresentada a figura a um grupo e o aluno do grupo que souber a que cultura se refere à figura (africana, europeia ou indígena) pode falar a resposta, se o grupo acertar será marcado um ponto no quadro e uma nova figura será mostrada ao próximo grupo, se acertar ganha um ponto, se errar não é marcado ponto. Osgrupos que forem formando 5 pontos concluirão a etapa da brincadeira e todos os cinco integrantes ganham um brinde. A brincadeira continuará até que todos os grupos consigam acertar cinco pontos e todas as crianças ganhem o brinde.

Ao fim da brincadeira o professor dará uma folha em branco às crianças para que elas façam desenhos coloridos sobre o que entenderam a partir do tema apresentado emaula, depois que todos terminarem os alunos socializam seus desenhos para a turma, explicando o que representa o desenho que fizeram. Para finalizar a atividade, o professor pode reforçar para as crianças a importância da diversidade de raças na formação do povo brasileiro, que elas devem respeitar o próximo e propor um abraço coletivo a todas as crianças.

3. Material Necessário

Livrosrelacionados ao assunto abordado, figuras com características de cada cultura (arco e flecha, oca indígena, da cultura africana como danças, lutas como capoeira, alimentos como azeite, da cultura europeia como a religião católica, o costume de vestimentas que cobrissem todo o corpo).

Folhas de papel sulfite e lápis coloridos; brinde para a brincadeira (chocolate e balas).

4. Tempo EstimadoQuatro aulas

5. Avaliação

A avaliação será formativa. Acontecerá através da participação dos alunos envolvidos nas atividades propostas no projeto, nessa fase a professora irá observar se as atividades alcançaram seu propósito: A criança aprendeu sobre as diferenças? - Produz desenhos e participa de discussões sobre o tema? - Demonstra em sua produção artística, que reconhece a si e ao outro...
tracking img