Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para á prática educativa. 9. ed. São Paulo. Paz e Terra, 1998.

Paulo Freire nos mostra nesta obra o seu compromisso com acriatividade e com a verdade, no qual o caracteriza, e seu espaço humano e humanizador nos denunciam o quanto somos incompletos e que sempre estamos precisando de alguém, ao fazer-nosrefletir sobre a dosagem correta entre a teoria e a prática, e do momento de ser - mos humanos ou científicos.
Ao seguir as idéias de Max defendia a sociedade e foi na reforma agrária e quese revelou, acreditava que acima de tudo a educação é fonte da liberdade, logo que visava à educação é como uma ação na qual acelera a formação conscientizadora de classes sociais menosfavorecidas pela luta de melhores condições de vida e levando à conscientização na qual não existe esquerdista ou direitista.
Freire relata que o diálogo na educação nos leva à comunicaçãocom seres: humanos, emotivos, sonhadores e sentimentais. Sua ética de trabalho exige respeito e dignidade sendo estes monitorados contra a desumanização e teorias contrárias aos direitoshumanos. Onde reflexão crítica do “saber – fazer” e o “saber – ser” nos ajuda a esconder e evitar o fim da humanidade.
Nesta obra, do contrário de outros autores, o autor não se mostramachista, pois para ele, não existe apenas professor, existe também professora; não só filho, mas também filha; em fim não existe apenas o sexo masculino e sim também existe o sexofeminino na qual por vez ambos são tratados da mesma forma. Dentre de várias lições que Paulo Freire nos mostra, nesta obra, ele nos ensina a educar para a vida e priorizando a inclusão social,a integração de novidades no aprendizado do aluno e conseqüentemente incentivar o uso da criatividade e aproveitar a curiosidade deles para explorar os temas debatidos na sala de aula.
tracking img