Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Marketing

Lançamento de uma ferramenta robotizada com várias aplicações

Robô-In

Preparado por: Pólo Breamb, gerente de produtos sênior, Rio de Janeiro
16 de julho de 2003

Distribuição: Alesandre Etchebehere Presidente
Ana Maria Garion Diretora de finanças
Ana Paula Mota Diretora de marketing
Daniel Étrio Diretor de produção
Diego Elictron Diretor derecursos humanos

Sumário

Visão 5
Missão 5

Parte I Oportunidade 7
Seção 1. Situação 7
Seção 2. Objetivos 11
Parte II Marketing estratégico 13
Seção 3. Consumidor 13
Seção 4. Mercado 16
Seção 5. Aspectos legais 25
Seção 6. Posicionamento do produto 27
Parte III Marketing tático 31
Seção 7. Produto31
Seção 8. Ponto 40
Seção 9. Promoção 42
Seção 10. Preço 47
Parte IV Ação e Controle 51
Seção 11. Resultados financeiros 51
Seção 12. Análise de equilíbrio 55
Seção 13. Programação 56

Visão

Liderança em instrumentos robotizados.

Missão

Aparelhar os clientes com tecnologias inovadoras, agregando inteligência e soluções aosnegócios, para mercados nacionais e internacionais, visando a uma melhor qualidade de vida e de saúde.

Parte I - Oportunidade

Seção 1 - Situação

Este plano de marketing recomenda o lançamento em todo o território brasileiro, em janeiro de 2004, da ferramenta robotizada (robô) denominada Robô-In, produto que tem total sintonia com a visão do Grupo Inovi e contemplado no plano estratégico daempresa.
A economia brasileira passou por um período de recessão, mas há sinais de um retorno a taxas animadoras de crescimento do produto interno bruto (PIB), a julgar pela tendência de queda nas taxas de juros bem como pela aprovação, no Congresso Nacional, das reformas econômicas e fiscais propostas pelo Governo Lula.
Em quase todo o mundo, muitas das edificações construídas nas últimasdécadas dispõem de sistemas de ar-condicionado central que proporcionam maior conforto e maior produtividade. No entanto, essas edificações tornaram-se ‘doentes’, infestadas por fungos, micróbios, larvas e gases diversos, oriundos dos ambientes internos e externos às edificações e propagados pelos dutos de refrigeração.
Para resolver esse problema, há dois anos o Grupo Inovi desenvolveu um programade pesquisas em marketing para identificar áreas de oportunidades potenciais no mercado de produtos voltados para a limpeza e higienização de dutos de equipamentos de ar-condicionado. Constatou-se que as empresas prestadoras de serviços e o Governo não dispõem de ferramentas adequadas aos serviços e aos tipos de instalações predominantes no mercado. As características físicas dessas instalaçõesrefletem as adequações da normalização e regulamentação estrangeiras.
Verificou-se a preocupação do mercado com a qualidade do ar nas edificações climatizadas, porém, apesar dos esforços governamentais, evidenciados na regulamentação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os robôs e as sondas disponíveis são ineficazes, onerosos e de baixa densidadetecnológica e pouco utilizados. Além desses órgãos federais, percebeu-se que as próprias empresas de manutenção carecem desses produtos e buscam uma ferramenta robotizada com desempenho eficaz a preço competitivo.
Identificou-se também uma preocupação cada vez maior dos usuários, ou seja, do público em geral, quanto ao convívio em edificações doentes, em vista dos efeitos danosos e cumulativos nos sereshumanos que permanecem nesses locais. Isso nos levou a perceber uma grande oportunidade de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas e maior lucratividade às organizações.
A partir dessas informações, o Grupo Inovi desenvolveu o Robô-In, ferramenta robotizada que tem várias aplicações, utilizada para limpeza e manutenção de dutos de ar-condicionado. Um produto altamente inovador com...
tracking img