Resumo de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRISTOLOGIA SEM DUALISMO: IMPLICAÇÕES ANTROPOLÓGICAS À LUZ DA REFLEXÃO DE WOLFHART PANNENBERG

RESUMO:

A Teologia da Libertação veio de encontro à um período de extrema miséria e opressão para milhões de pessoas (latino-americanas), na época de 1970 à 1980. À princípio, a intenção era fazer com o que as pessoas refletissem sobre “os sinais dos tempos”, à luz da fé. Logo depois, a TdLpassou a fazer uma leitura sócio-analítica da situação, no sentido de buscar a libertação através da fé. O povo, emprobrecido e oprimido pelo sistema capitalista, deveria assim, “libertar-se pela fé”do jugo à qual foi submetido e pela fé também buscar transformar e melhorar a realidade. Nos tempos de hoje, a situação de muitos seres humanos é ainda de extrema miséria, degradação, opressão social,mais ainda do que outrora, devido ao processo de globalização mundial, que exclui, condena e explora os menos favorecidos. As riquezas mundiais estão concentradas na mão de minorias, e este sistema acaba por tornar as pessoas mais individualistas, egocêntricas e anti-solidárias.

Dentro deste panorama, tem-se desenvolvido uma realidade religiosa de característica “neopentecostal” dentro deum contexto mais subjetivo. Buscar esta experiência religiosa é transcender um mundo marcado pelas injustiças e chagas sociais pela fé, harmonização, paz e tranquilidade. Questões político-econômicas já não tem a mesma relevância dentro das Igrejas, como tinham nas décadas de 1970 e 1980. As pessoas se preocupam mais com o seu interior e harmonia espiritual. Existe uma grande necessidade porparte das pessoas de procurar paz, diante do mundo caótico e desumano do qual vivemos.

A teologia latino-americana está procurando reformular seus paradigmas, no sentido de uma readequação do pensamento teológico aos temas atuais vigentes, tais como: ecologia, relações étnicas, o mal e o pecado, o papel da mulher hoje e outros, dentro do contexto teológico. Cabe a seguinte reflexão aqui: nãodeveria haver um meio termo entre a dimensão subjetiva e a relação sócio-comunitária entre as pessoas, na busca da salvação cristã? Tanto na “espiritualidade de militância” do início dos anos 70, quanto na “espiritualidade pentecostal” dos dias de hoje, existiram e existem aspectos de caráter reducionista. Partindo desta abordagem de cunho antropológico, encontramos um pressuposto cristológicodual, ou seja “cristologia do alto” ou “cristologia de baixo” ou seja, a “jesulogia” e “cristologia” e vice-versa devem estar bem articuladas dentro do pensamento teológico, para uma perfeita compreensão da fé cristológica.

Foi à partir desta cristologia, que valoriza o humano e o divino, e mundo e a Igreja, o corpo e a alma, Jesus e Cristo, é que Wolfhart Pannenberg, dentro de suasreflexões, nos traz fundamentos de uma antropologia integradora, capaz de superar os reducionismos vividos atualmente na espiritualidade e na Igreja. Para atingirmos este objetivo, será apresentado os seguintes pontos, conforme segue:

1.Articulação entre a cristologia “de baixo” e “do alto” no Novo Testamento:

1.1 O movimento cristológico na reflexão paulina;

O ponto de partida desta reflexãocristológica é a ressurreição de Jesus. A união do Jesus da história e o ressuscitado. O homem Jesus de Nazaré que foi crucificado mas que pela ressurreição, foi exaltado por DEUS e esse é o momento decisivo de sua etapa terrena. Paulo compreende que Jesus Ressuscitado, vivo no céu, é ungido de DEUS e governante da comunidade dos que crêem. A cristologia paulina integra teologicamente, a dimensão dacruz (humana e histórica) e da ressurreição de Cristo (divina). A densidade histórica nos dá a cristologia do pré-existente (movimento descendente), enquanto que a crucificação e exaltação do ressuscitado nos dá a cristologia que nos leva a DEUS através do Cristo (movimento ascendente);

1.2 O dinamismo cristológico nos sinóticos;

Após a Ressurreição, os evangelistas sinóticos procuraram...
tracking img