Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A empresa na qual trabalho a cerca de 3 anos, chama-se Cross Link Consultoria e Comercio Ltda, com sede na cidade de Barueri/SP. Tem como principal foco o mercado de defensivos agrícola.
Fundada em 1991 pelo Eng. Agr. Rogerio Gabriel, a Cross Link é uma empresa familiar, que através de parcerias com empresas internacionais, mantém à disposição dos agricultores, produtos que de outra forma nãomais estariam no mercado, e traz novas soluções econômicas e diferenciadas para a proteção dos cultivos. Sua inteligência em desenvolvimento, posicionamento, registro, suporte técnico, treinamento, crédito e faturamento, asseguram entrega rápida em todo o país, visando o uso eficiente dos recursos e com segurança para pessoas e meio ambiente. Sua linha de produtos incluindo fungicidas, inseticidas,acaricidas e herbicidas, atende a nichos nas culturas de abóbora, algodão, batata, cana, café, cebola, citros, feijão, maçã, manga, melancia, melão, milho, ornamentais, pastagem, soja, tomate, trigo e uva. Com mais de 450 clientes ativos, a Cross Link diferencia-se pela rapidez na resposta às necessidades dos clientes.
No que se refere ao microambiente à tarefa de administração de marketing éatrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa e realizada por toda a equipe da empresa, que atualmente conta com cerca de 40 funcionários, sendo 25 externos, composto exclusivamente por Engenheiros Agrônomos com a função de atrair, cativar, coletar, vender e ajudar novos e antigos clientes. O sucesso deles depende de outros atores domicroambiente da empresa, que são eles:
A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing. Na empresaesta etapa é realizada quase que exclusivamente pelo co-fundador da empresa, ocasionando as vezes um grande déficit no planejamento de vendas, de estoque, de produção e comercialização de toda a linha da empresa.
Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seusbens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing. Nossa empresa por atuar num nicho pequeno do mercado de defensivos agrícolas no Brasil, brigando apenas por cerca de 10% deste setor, ainda não tem a capacidade de manter fabricas e grandes fornecedores. Desta forma, todo o processo de produção de nossa linha é feito de forma terceirizada influenciando no valor final do produto. Num modo geral,as etapas de fabricação de nossa linha passam primeiro pela compra da molécula do produto, que geralmente é de fora do pais. Já o processo de industrialização é feita basicamente em dois países, sendo os chamados de genéricos feitos na China e transportados via navios até nosso estoque, que também é terceirizado na mesma cidade de Barueri pela empresa Luft Agro. Já os produtos chamados deexclusivos ou especialidades são manufaturados no Brasil, apenas as matérias primas são importadas.
Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. No setor agrícola os intermediários são canais de distribuição denominados de revendas e/ou cooperativas agrícolas, este canais são responsáveis pela venda, assistênciatécnica e distribuição dos nossos produtos aos compradores finais, chamado neste ramo de produtores e/ou pecuaristas. Atualmente a Cross Link conta com cerca de 500 canais de distribuição em todo território nacional. No entanto, por sermos considerados uma pequena empresa do segmento ainda não possuímos a poder de ternos distribuidores exclusivos, ou seja, revendas ou cooperativas que trabalharem com...
tracking img