Joshua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacias Sedimentares


Existem mais de 600 bacias sedimentares no mundo e acima de um quarto delas produz petróleo. A figura 9, abaixo mostra a distribuição global das maiores bacias e das zonas mais produtoras. As bacias podem ser classificadas de acordo a sua genes.






Figura 9; Distribuição global das maiores bacias do mundo (Major sedimentary basins), e Regiões de MaiorProdução (Major oil producing region











Reservatório

Reservatório é uma porção da rocha que contem Petróleo e ou Gás. Esta é geralmente composta de rochas sedimentares não metamorfoseadas, como Sandstone, Limestone e Dolomites. Os reservatórios raramente formam-se em rochas Magmáticas, Metamórficas e Shale.

Espessura

O reservatório deve ter uma espessurasuficiente para que a produção seja económica. Esta espessura depende de certos factores que são: porosidade, permeabilidade, localização do reservatório e vizinhança com outros reservatórios ou camada

Tipos de reservatórios

Reservatório Clasticos

Reservatórios Clasticos são agregados de partículas e fragmentos erosivos, transportados e depositados como rochas sedimentares. Eles podem terorigens marinha ou continental. Sandstone é um exemplo de depósitos marinho. Dune Sands é um exemplo de depósitos continental.

Nem todos sandstone formam bons reservatórios. Eles devem possuir certas características. O melhor dos sandstone é aqueles no qual os grãos têm o mesmo tamanho, bem arredondados, desprovidos de argila e pouco cimentado com preferência a grãos grosseiros porqueestes minimizam a irreduzível água contida (Sw). Areias depositadas como dunas no deserto são reservatórios ideais.

O geólogo deve ter em consideração os potenciais problemas que podem acontecer. A extensão lateral e a qualidade do Sandstone pode variar consideravelmente, por exemplo num ambiente de praias, toda areia depositada não terá consistência no tamanho dos grãos. A outraconsideração esta na recombinação dos sedimentos que alterarão a porosidade da sandstone quando estes progressivamente são bloqueados.













Reservatório Químico

Reservatórios químicos são compostos de propriedades químicas. Carbonatos são os mais importantes reservatórios e são encontrados na forma de Limestones (CaCO3) como argonite (instável), calcite (estável), ou na forma deDolomite (CaMg (CO3) 2). Mais de 50% das reservas do mundo são encontradas nos reservatórios carbonatados.

A porosidade das carbonatas são menos previstas que as das sandstones.

Abaixo estes 3 processos que reduzem a porosidade:

1- Cimentação
2- Deformação
3- Fractura

Armadilhas (Trap)

Para que o petróleo seja preservado no reservatório, deve haver uma rochaimpermeável conhecida como Cap rock ou Seal. Estas são geralmente grãos finos de sedimentos como as Shales ou Evaporite. O HC ira acumular-se por baixo da Trap dispersando a água presente nos poros. O tamanho e a forma dos traps são representados em mapas pelas técnicas da sísmica.

O ponto alto do reservatório é chamado de Crest, a parte baixa é chamada de Spill Point, o espaço intermédio échamado de closure. O gás pesa menos que o petróleo e este menos que a água, por isto os contactos: gás – petróleo e petróleo -agua podem ser identificados.


















Existem 4 tipos de traps que são: Estrutural; Estratigráfico; Combinação e Hidrodinâmico (ver fig. 7b).



[pic]

Figura 7 a; Mapa com contornos estruturais (a esquerda)
Figura 7b; Diferentes tipos deTraps (a direita)









Traps Estrutural

Anticlinar e falhas são as estruturas mais comuns nos tipos de Traps Estruturais (ver fig. 7b). A teoria dos anticlinares dominou as pesquisas de traps nos últimos 100 anos. Os anticlinares não são sempre simétricos e as suas camadas não são sempre deformadas de maneira semelhante. Isto significa que a posição das traps varia com a...
tracking img