Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho consiste numa pesquisa de satisfação dos clientes realizada na Empresa Insinuante em 26 de setembro de 2009.
Este trabalho foi desenvolvido para o cumprimento das normas avaliativas referente à complementação da nota da disciplina de Gestão de Marketing II da Etapa 2 da Unidade 1 da Turma 4NB do Curso de Administração, sendo componentes do grupo os alunos: DanielBarbosa, Francisco Célio de Morais, João Paulo Ferreira, Leonardo Nascimento e Renildo Nazareno.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Insinuante foi inaugurada em 1959, pelo pernambucano Antenor Liberal Batista. Inicialmente, a empresa nasceu como loja de calçados e em cinco anos ampliou o seu varejo em vendas de móveis e eletrodomésticos.
Além de atuar em Pernambuco, Sergipe, Alagoas,Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, a rede Insinuante também já deu os seus primeiros passos no sudeste, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além de atrair a classe C, as lojas também conseguem negociar com as classes A e B.
A empresa é a 4ª maior no segmento de varejo, é a 2ª empresa anunciante do país em móveis e eletros, e a 12ª do ranking geral de publicidade. Além da lojafísica, a Insinuante oferece serviço de vendas através de uma loja digital que entrega o pedido em até 24 horas.
O trabalho diferenciado trouxe como conseqüência o seu reconhecimento, as principais características para a Loja Insinuante ter esse sucesso são: atendimento personalizado, qualidade e variedade dos produtos, localização das lojas, preços competitivos e condições de pagamento.SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

A situação problemática abordada pela pesquisa é o desconhecimento do nível de satisfação dos clientes da Loja Insinuante.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é conhecer quais as potencialidades e quais as fragilidades da loja no segmento de mercado no qual atua.

METODOLOGIA

Método Exploratório

O Método Exploratório visa explorardetalhadamente uma dada situação da qual se deseja obter informações para que se possa conhecer a fundo todas as variáveis envolvidas nesta situação, pode-se entender esta definição melhor na concepção de MALHOTRA que para ele o Método Exploratório significa explorar ou examinar um problema ou situação para proporcionar conhecimento e compreensão, neste caso em particular, o problema em questão é o nãoconhecimento da satisfação dos clientes da Loja Insinuante.

Amostra

A Amostra nada mais é de que uma dada quantidade de pessoas da qual se deseja obter a opinião sobre determinado problema, para MALHOTRA, Amostra é o conjunto de elementos ou de pessoas sobre o qual, ou do qual, se deseja obter a informação. Para a realização desta pesquisa a amostra utilizada foi de 50 clientes.Questionário

O Questionário é a parte fundamental da pesquisa, pois, nele estão disponibilizadas perguntas essenciais que ajudam no desenvolvimento da mesma. Na definição de MALHOTRA, Questionário é um conjunto formalizado de perguntas para obter informações do entrevistado, devendo traduzir a informação desejada em um conjunto de perguntas específicas, além disso, ele tem de ser elaborado de maneira aminimizar as exigências impostas ao entrevistado e por último, mas não menos importante, um questionário deve minimizar os erros nas respostas.
No desenvolvimento desta pesquisa foi usado um questionário com 12 questões.

Tratamento dos Dados

Esse tratamento significa a transformação de simples dados em informações importantes, pois, os dados em si mesmos não têm nenhuma utilidadepara ninguém, eles precisam ser verificados e tratados. Para tratar os dados da pesquisa em questão optou-se pelo uso do Microsoft Excel.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A pesquisa sobre satisfação dos clientes da Loja Insinuante, teve início às 14:00Hs do dia 26 de setembro de 2009, com a participação e envolvimento de todos os integrantes do grupo, para o desenvolvimento desta...
tracking img