Plano de marketing da feira do artesão de sobral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] |Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Elaboração e Avaliação de Projeto
Professor: Cesário Holanda Cunha | |


















Plano de Marketing da Feira do Artesão de Sobral




















Setembro / 2007
Sobral – Ceará























Plano de Marketing da Feirado Artesão de Sobral



Equipe:
Alysson Richter
Camila da Rosa
Cristiane Florêncio
Fabiane
Luiz Eduardo Pinheiro
Renato Mesquita Luca
Robson
Sâmara
Tarlúcia Simplício
Tiago Ferreira Gomes
Vagner
Valcírio
Veridiano
Wellington

Sumário


1. Apresentação 3
2. Denominação 4
3. Identificação do Proponente 4
4. Justificativa 5
5. Objetivos 6
6. Metas 6
7.Metodologia 7
8. Acompanhamento e Avaliação 8
9. Orçamento 9
10. Parceiros 10
11. Anexos 11
Pesquisa de viabilidade da Feira do Artesão de Sobral 11
Layout da organização dos artesãos na Praça do Teatro São João. 13


Apresentação



Além das belezas naturais, o Brasil se destaca pela produção cultural concebida pela nossa gente. O artesanatobrasileiro retrata os costumes dos mais de cinco séculos de história de um povo rico e miscigenado, cheio de emoções para registrar, dessa forma buscando prestigiar o artista e suas obras, surge a primeira Feira do Artesão de Sobral, idealizada a partir de uma demanda da Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú – FENAIVA – no ano de 2000. A articulação da feira foi feita pela ASAS(Associação de Artesãos de Sobral), com o apoio do SEBRAE/Ce, Prefeitura Municipal de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú e o Banco do Nordeste e após 1(um) ano de reuniões para decidir quais critérios para a participação da feira, tipologias apresentadas bem como a periodicidade as feira. A escolha pelo dia de quinta-feira para a realização do evento foi uma estratégia dos organizadores,já que nesse dia o município já conta com diversas atrações culturais.
A idéia da feira era proporcionar ao artesão a oportunidade de comercializar os seus trabalhos e disponibilizar os seus serviços em um local propicio e de grande movimentação.
Hoje a feira de artesanato ocorre todas as quintas feiras, na Praça São João de Sobral, onde se encontra, além dos tradicionaisartesanatos, roupas, toalhas de banho e de mesa bordadas, esculturas de madeira, pinturas em tela, bolsas e jogos americanos de palha e feitos no tear de pau, redes, biscuits, etc., organizada pela ASAS (Associação de Artesãos de Sobral) e recebendo o apoio de SEBRAE/Ce, conta com mais de 500 feirantes associados e 60 participantes da feira de artesanato sendo estes de Sobral, cidades vizinhas e convidados.Denominação


Projeto – Plano de Marketing da Feira do Artesão de Sobral.










Identificação do proponente


Público Alvo – ASAS (Associação dos Artesãos de Sobral).



Justificativa


Sobral é a principal cidade da região norte do estado do Ceará e possui uma cultura de destaque no artesanato. O município é um dos núcleos produtivos do estado, sendo queparte da economia local deriva do artesanato ou de qualquer outro tipo de cultura popular.
Historicamente o artesanato sobralense tem como tipologia a produção de artefatos de palha como chapéus, cestas, esteiras e vassouras. Os cidadãos que tem o artesanato como um meio de geração de renda, organizaram-se na forma de uma associação, resultando na formação da ASAS – Associação dos Artesãos deSobral.
Essa associação encontrou na criação de uma feira permanente uma forma de expor e comercializar seus artigos produzidos por seus associados. Este evento foi intitulado “Feira do Artesão de Sobral”, ocorrendo semanalmente, todas às quintas-feiras entre 17:00h e 22:00h na praça do teatro São João, num dos mais importantes espaço histórico e cultural da cidade.
A feira tornou-se em pouco...
tracking img