O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Caso dos Exploradores de Cavernas



São Luís – Maranhão
Sinopse
O livro trata de um caso fictício de exploradores de caverna que ao adentrar a mesma ficaram sem saída devido a um desmoronamento de pedras na saída da caverna. E o decorrer do livro fala sobre o que eles tiveram que fazer para sobreviver os dias que passaram ali presos, tendo como ponto principal o assasinato de um deles paraservir de alimento aos demais sob um “pacto” feito pelos mesmos e o veredito de 4 juízes em suas distintas posições sobre os caso desses exploradores de caverna, mas enfatizando bem o porque de cada decisão.E após cada decisão dos juízes é dada a conclusão do caso e afirmado que os mesmo deveriam ser levados a forca.
Decisão de Cada Ministro Sobre o Caso

Foster, J.:
O primeiro julgador do casoa declarar ele afirma que nesse caso o direito positivo deles é inaplicável e que a caso fossem julgados a lei deles também teria que ser condenada no tribunal do senso comum.
“No que me concerne, não creio que nossa lei conduza obrigatoriamente à monstruosa conclusão de que estes homens são assassinos. Creio, ao contrário, que ela os declara inocentes da prática de qualquer crime. Fundamenta-se aconclusão sobre duas premissas independentes, cada uma das quais é por si própria suficiente para justificar a absolvição dos acusados.”

Tatting, J.:
O segundo julgador do caso a declarar afirma que se nega a participar da decisão do caso por já ter examinado o trágico caso e afirma que os falta recursos habituais e que sob o seu o aspecto emocional sentia dividido entre a simpatia peloshomens e um sentimento de aversão e revolta com relação ao monstruoso ato que cometeram.
“ Dei a este caso a maior atenção de que sou capaz. Tenho dormido muito pouco desde que nos foi apresentado à decisão. Quando me sinto inclinado a aceitar o ponto de vista de meu colega Foster, detém-me a impressão de que seus argumentos são intelectualmente infundados e completamente abstratos. De outro lado,quando me inclino no sentido de manter a condenação, choca-me o absurdo de condenar estes homens à morte quando a salvação de suas vidas custou as de dez heróicos operários. Lamento que ao Representante do Ministério Público tenha parecido adequado acusá-los de homicídio.Se tivéssemos um dispositivo legal capitulando como crime o fato de comer carne humana, esta teria sido uma acusação maisapropriada. Se nenhuma outra acusação adequada
aos fatos deste caso podia ser formulada contra os acusados, teria sido preferível, penso, não tê-los pronunciado. “Infelizmente, entretanto, estes homens foram processados e julgados e, em decorrência disto, nós nos vemos envolvidos por este infeliz litígio.”
“Uma vez que me revelei completamente incapaz de afastar as dúvidas que me assediam, lamento anunciaralgo que creio não tenha precedentes na história deste Tribunal. Recuso-me a participar da decisão deste caso.”

Keen, J. :
O terceiro julgador do caso afirma que os exploradores deveriam ser condenados por seguir o cumprimento da lei, mas que se ele fosse julgar pela razão de cidadão como foi dito no começo do seu relato ele os julgava inocentes.
“Eu concederia a estes homens perdão total, poiscreio que eles já sofreram o suficiente para pagar por qualquer delito que possam ter cometido. Quero que seja entendido que esta observação é feita na minha condição privada, como cidadão que, em razão de seu oficio, adquiriu um íntimo conhecimento dos fatos deste caso. No cumprimento dos meus deveres como juiz não me incumbe dirigir instruções ao chefe do Poder Executivo, nem tomar emconsideração o que ele possa ou não fazer, a fim de chegar à minha própria decisão que deverá ser inteiramente guiada pela lei desta Commonwealth.”
“Na verdade, irei mais longe e direi que os princípios por mim expostos são os melhores para as nossas condições atuais; e, mais, que nós teríamos herdado um melhor sistema jurídico dos nossos antepassados se estes princípios tivessem sido observados desde o...
tracking img