Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2) Produza um exercício para cada tipo de atividade de escrita estudada no Capítulo 3 do livro « Escrita e Ensino », identificando um determinado ano do Ensino Fundamental I.
a) Uma atividade de escrita como reprodução ;

É necessário trabalhar os conhecimentos prévios com o aluno.

Oferecer ao aluno oportunidade para conhecer e apreciar um dos clássicos da literatura infantil admirados porcrianças, jovens e adultos através de vários meios de comunicação, proporcionando momentos de reflexão sobre valores morais e éticos de forma contextualizada, bem como a compreensão da importância da cultura para seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.

Estratégias e recursos da aula

1ª e 2ª aulas:
O filme "Pinóquio" será exibido na Sala de Vídeo através de DVD e Vídeo ou na Salade Aula utilizando o Data Show e Notebook. 
Questionamento informal:
• É importante sempre dizer a verdade? Por quê?
• Qual o papel do Grilo Falante na história?
• Vocês já ouviram o ditado "A mentira tem pernas curtas?" O que isso quer dizer?
• Já imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse?
3ª e 4ª aulas:
Os alunos lerão einterpretarão um texto apresentado sobre a história. Será dada ênfase sobre valores como: verdade, mentira, obediência, desobediência, preguiça, coragem.
Ainda desenvolverão atividades envolvendo gramática, ortografia, acentuação e frases.
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Esta é uma atividade que poderá ser trabalhada na 3ª série ou 4º ano do ensino fundamental.



b) Uma atividade de escrita comotranscrição ;
Varal de regras
Pendure as descobertas da turma na sala de aula. A partir de exemplos propostos por você, as crianças deduzem as regras ortográficas e as escrevem em papéis, que vão para o varal. Aos poucos, você classifica os assuntos por categorias. O varal sempre cresce, pois as palavras novas são acrescentadas. A atividade só faz sentido se houver uma discussão com as crianças. "Éimportante pensar sobre as regras e escrevê-las.O trabalho em grupo funciona bem porque, ao discutir com os colegas, o aluno toma consciência das normas ortográficas."O aluno pensa em várias possibilidades para representar um mesmo som", Quando mostramos que a escrita não é a transcrição pura e simples da fala, conseguimos eliminar muitos erros.
Ouvidos atentos
Música e ortografia podem ser umaótima combinação. Escolha a regra que pretende trabalhar e proponha que as crianças transcrevam os versos ou completem lacunas enquanto ouvem o cantor.Assim é possível direcionar a discussão em torno da regra que se quer reforçar", Ouvindo Leãozinho, de Caetano Veloso, os alunos aprenderam o uso do verbo no infinitivo e perceberam que a escrita é diferente da fala. Essa atividade pode ser feita aindacom outros gêneros de textos, como histórias e receitas.
Em seguida, proponha aos alunos a reprodução de uma fábula. Isso permitiu categorizar os erros mais comuns e, a partir daí, desenvolver atividades. O quadro mural é um diagnóstico para o professor planejar suas aulas, diz
O trabalho em sala de aula será desenvolvido a partir da descoberta dos acertos. Os professores discutiam as regrasortográficas com os alunos, ajudando-os a entender o que escreviam. Dessa forma, o espaço da memória será reservado para os casos em que haja irregularidades. Depois disso é preciso fixar as descobertas nos exercícios e finalmente fazer com que os alunos as aplique nos próprios textos.
Radiografia dos erros mais comuns
Avaliar as principais dificuldades de seus alunos. Em seguida desenhe um quadrogrande em cartolina ou papel sulfite, escrevendo os nomes dos alunos nas linhas e as categorias de erros nas colunas. Elas devem ser subdivididas em:

Transcrição da fala
Ocorre quando o aluno escreve como fala. Aqui entram os erros como redução de gerúndios, ditongos, troca de e por i etc. Exemplos: pexe/ peixe, cantano/cantando.

Regularidades contextuais
O aluno não conhece as regras...
tracking img