Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse Hídrico
A água constitui, em geral, cerca de 90% do peso das plantas e atua em, praticamente, todos os processos bioquímicos e morfológicos, além de ser responsável pela manutenção da turgescência atua como reagente em várias importantes reações na planta, como a fotossíntese (FARIAS, 2005). O autor ainda diz que a água tem papel fundamental na regulação térmica da planta, agindo tantono resfriamento, como na manutenção e na distribuição do calor.
A falta de água no solo limita intensamente o crescimento das espécies vegetais em várias regiões do mundo, tornando-se limitante principalmente nos períodos de baixa pluviosidade, ocasionando efeitos deletérios que poderão afetar a produtividade (LECHINOSKI et al., 2007). Eles ressaltam que é necessário conhecer os mecanismosfisiológicos e bioquímicos de resposta de cada espécie a esse tipo de estresse e concluem que todos os fatores ambientais que interferem no mecanismo de absorção e assimilação de água e nutrientes, terão influência negativa sobre o metabolismo das plantas, diminuindo o crescimento e produtividade das culturas.
Como o mundo está passando por diversos momentos de dificuldades em relação a água, é claroque isso tem influência direta nas plantas e consequentemente na agricultura. Portanto,este trabalho tem como objetivo verificar a influência que o estresse hídrico sobre as plantas, além de julgar a importância desse efeito na agricultura.
2. ESTRESSE HÍDRICO
Estresse é qualquer fator externo que exerce influência desvantajosa sobre a planta, induzindo respostas em todos os níveis do organismo,podendo ser reversíveis ou permanentes (SALAMONI, 2008). Lechinoski et al., (2007), definem o estresse como uma pressão excessiva de algum fator adverso que apresenta a tendência de inibir o normal funcionamento dos sistemas.
Analisando esses conceitos a planta está sujeito a inúmeros fatores que pode levar ao estresse. E dentre esses fatores a água pode ser responsável por um estresse que podealterar todo o funcionamento bioquímico e morfológico das plantas, uma vez sabendo que a água é um fator limitante para a planta em todas as fases de desenvolvimento da planta.
A produtividade das plantas é limitada pela água, depende não só da quantidade de água disponível, mas também da eficiência de seu uso pelo organismo (SALAMONI, 2008).
O estresse hídrico das plantas está diretamente ligadocom a quantidade de água existente no solo, sendo este o grande armazenador e fornecedor de água às plantas. Solos com textura mais finas (argiloso) retêm maior quantidade de água do que solos com partículas mais grossas (arenosos) (FARIAS, 2005), o que pode se dizer que em solos argilosos, as plantas tendem a sofrer menos com o estresse hídrico, como acontece em um período de estiagem.
Oestresse de água ocorre quando a perda de água excede a absorção, e as maioria das plantas está sujeita a uma deficiência de água durante o dia seguida de uma recuperação à noite (SUTCLIFFE, 1980).
A medida em que o solo seca, torna-se mais difícil às plantas absorver água, porque aumenta a força de retenção e diminui a disponibilidade de água no solo às plantas (SANTOS; CARLESSO, 1998), e concluem quequanto maior a demanda evaporativa da atmosfera mais elevada será a necessidade de fluxo de água no sistema solo-planta-atmosfera.
3. EFEITOS CAUSADOS PELO DÉFICIT HÍDRICO NAS PLANTAS
Um dos primeiros efeitos da deficiência hídrica nas plantas vasculares manifesta-se sobre os estômatos. Com a progressão do dessecamento, ocorre a desidratação do protoplasma e a redução da capacidadefotossintética (BRIX, 1962; BOYER, 1970; LARCHER et al., 1982; apud ROCHA; MORAES, 1997).
A resposta mais proeminente das plantas ao déficit hídrico, consiste no decréscimo da produção da área foliar, do fechamento dos estômatos, da aceleração da senescência e da abscisão das folhas (McCREE; FERNÁNDEZ, 1989; TAIZ; ZEIGER,1991; apud SANTOS CARLESSO, 1998) e completam que quando as plantas são expostas a...
tracking img