Mineralogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Mineral é todo corpo inorgânico, homogêneo, de composição química definida, que se encontra naturalmente na crosta terrestre, sendo assim um corpo para ser considerado um mineral deve apresentar as seguintes características:
Origem inorgânica: a totalidade dos minerais tem origem inorgânica, embora poucos, como o âmbar, sejam de origem orgânica, mas nesse caso, sofrem grandestransformações que os mineralizam e lhes fazem desaparecer os caracteres externos, a estrutura e a forma orgânica.
Homogeneidade: diz-se que um corpo é homogêneo quando todas as suas partes são iguais e uniformes, isto é, quando duas porções de sua massa, com a mesma forma e igual orientação, têm as mesmas propriedades e não podem ser diferenciadas em nada, uma da outra. Pela homogeneidade, osminerais se distinguem dos demais componentes da crosta terrestre, principalmente das rochas, que na sua grande maioria são agregados de minerais e, portanto, heterogêneas.
Composição química definida: Na maioria dos casos, pelo menos que diz respeito aos minerais cristalizados, é possível conhecermos com segurança a sua constituição química. Quando, porém, não se consegue chegar a uma fórmulaquímica definida, basta verificar se trata-se de uma substância pura.
Disposição na crosta terrestre: Os minerais devem ter origem e jazimento natural na crosta terrestre. Não são, pois, minerais as combinações químicas em cuja formação houve intervenção direta ou indireta da ação do homem ou de outros seres vivos.
Quanto ao estado físico dos minerais, com, exceção do mercúrio, os outros minerais sãosólidos, à temperatura e pressão normais, porém a várias outras propriedades físicas que dependem da estrutura intima de cada mineral, sendo as principais: peso especifico, propriedades óticas, propriedades que dependem do estado de agregação, propriedades que dependem do calor, propriedades organoléticas e propriedades relacionadas com o magnetismo, a eletricidade e a radioatividade.
Pesoespecífico: é a única propriedade escalar que tem importância no reconhecimento dos minerais, visto ser bastante variável de uma espécie para outra e sensivelmente constante para as variedades da mesma espécie. Sendo o peso especifico de uma espécie a relação entre seu peso e o de igual volume de água.
Propriedades óticas: entre as propriedades físicas, as propriedades óticas são as mais importantespara a determinação dos minerais, principalmente dos minerais petrogênicos, isto é, que entram na constituição das rochas.
Propriedades que dependem do estado de agregação: a coesão de um mineral resulta das forças de atração que ligam suas moléculas e átomos, e está intimamente relacionada com a estrutura. Deste fenômeno dependem várias propriedades mecânicas, como a elasticidade e tenacidade, aflexibilidade, a dureza, a clivagem e a fratura. Elasticidade e Tenacidade: a elasticidade é o esforço que realiza um corpo para recuperar sua forma primitiva, todos os minerais são elásticos, mas de um modo geral o coeficiente de elasticidade é pequeno, sendo assim denomina-se a resistência que os minerais oferecem ao choque de tenacidade.
A flexibilidade dos minerais tem um limite muitobaixo, onde se deformam permanentemente por pressão, sendo assim, de acordo com a flexibilidade apresentada os metais são subdivididos como: Maleáveis, minerais que se achatam sob a ação de um choque ou pressão sem se romperem; sécteis: minerais que se deixam cortar facilmente; Dúcteis: metais que permitem serem reduzidos a fios.
Dureza é a resistência que os minerais oferecem ao risco que seprocura efetuar na sua superfície, é uma das características mais importantes na identificação corrente dos minerais e sua determinação é feita por comparação com a dureza de outros minerais tomados como padrão, entre as escalas de dureza a mais utilizada é a escala de Mohs.
A clivagem é uma propriedade vetorial característica de cada mineral, eles apresentam diferenças consideráveis de coesão em...
tracking img