Plano de aula com alunos deficientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula com alunos deficientes
Tweet
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Especial Ulisses Pernambucano.
Disciplina: Educação Física.
Docentes: Ana Cecília, Anne Catharine, Josefina e Valdemir Alencar.
Duração: 45 horas.
Quantidade de alunos: 10 alunos.
Faixa etária: Adultos.
Gênero: misto.
Realidade sócio-econômica: Alunos com necessidades educacionais especiais.

2.JUSTIFICATIVA
As mudanças paradigmáticas observadas no cenário educacional recente têm contribuído significativamente para o reconhecimento e o respeito às diversidades individuais dentro do ambiente escolar. Ao focarmos nosso olhar para os alunos portadores de necessidades educativas especiais, constatamos que a partir da década de 80, vários são os estudos e as ações que apontam para a inclusãoe a valorização desses alunos nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Em nosso país, essa mudança de postura pedagógica voltada para a Educação inclusiva que atenda a todos sem distinção tem seu marco inicial, segundo Rodrigues (2004) com o texto constitucional de 1988, que consagra, no artigo 205, a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Ainda segundo a autora,essa linha mestra estabelecida pela Constituição é detalhada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (9.394/96), a qual vem ratificar normas sobre a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, incluindo neste rol as com algum tipo de deficiência.
Partindo deste raciocínio e ainda como nos indica Rodrigues (2004, p.48), o espaço escolar, em todos os seus momentos, devepermitir as interações entre os alunos e as suas potencialidades, para que as manifestações da aprendizagem possam ser compartilhadas na diversidade humana (Idem, p.48). Desse modo, desde que sejam respeitadas suas capacidades e limitações, os alunos poderão desenvolver qualquer ação pedagógica que lhes sejam apresentadas.
Nesse contexto, pensamos que a Educação Física, como uma das disciplinas docurrículo que contribui para desmistificar o preconceito à diversidade, através de vivências psicomotoras e sócio-culturais, pode contribuir, no sentido de proporcionar o reconhecimento das potencialidades e a ampliação das possibilidades corpóreas desse aluno.
No caso do aluno portador de deficiência mental, acreditamos que diversos são os caminhos pedagógicos que podem ser percorridos peloprofessor de Educação Física, todavia, faz-se necessário, primeiramente, o conhecimento sobre tal deficiência e suas implicações no cotidiano de seu portador e, a partir desse ponto, definir as ações pedagógicas que serão operacionalizadas, devendo estas estarem interconectadas entre os vários aspectos do saber, do sentir e do fazer. Nesse sentido, nossas diretrizes pedagógicas apontam para vivênciascorporais interativas do aluno portador de deficiência mental na sua totalidade, reforçando e ampliando a sua condição humana e de sujeito-cidadão. Segundo o Coletivo de Autores (1992): através da estimulação promovida pela Educação Física, o aluno, a partir de uma perspectiva de reflexão sobre sua cultura corporal, adquire condições suficientes de refletir seu movimento e sua corporeidade.
No casodos alunos com necessidades educativas especiais, a relação ensino-aprendizagem se dá através, principalmente, da experiência sensível, onde o aluno começa a organizar e relacionar o conhecimento a partir das referências sensoriais que lhes são devidamente proporcionadas. Neste contexto, enfim, acreditamos que a Educação Física exerce papel imprescindível para um melhor atendimento edesenvolvimento das potencialidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais destes alunos “especiais”.
Fundamentos da educação especial
Educação especial: em busca de um atendimento especializado
Atendimento educacional às pessoas surdas na escola

3. OBJETIVO GERAL
O trabalho a ser desenvolvido com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tem como objetivo geral proporcionar a esse...
tracking img