Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Dimensão Espacial da Expropriação Capitalista sobre os Mundos do Trabalho: cartografando os conflitos, as resistências e as alternativas à sociedade do capital”
Curitiba, 05 a 08 de setembro de 2011 ISSN - 978-85-60711-19-2

PLANEJAMENTO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS NAS PEQUENAS CIDADES DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA Alexandre Custódio de Jesus Dias1 GT 04:Multidimensionalidade e desenvolvimento do/no território RESUMO: O propósito deste trabalho é discutir a maneira como o planejamento urbano, enquanto elemento de regulação e ordenamento do espaço urbano, interfere na dinâmica da pequena cidade, sobretudo nos últimos anos, entendendo que ele deve ser pensado de acordo com as características políticas, econômicas e sociais particulares de cada localidade.Assim, estudar a pequena cidade, em específico, torna-se fundamental para a compreensão dessa realidade, tendo em vista o aperfeiçoamento e avanço teóricos das pesquisas sobre o espaço urbano. Para entender as transformações ocorridas na cidade e no urbano é necessário pensar também sobre qual foi e é o papel dos agentes políticos, econômicos e sociais, responsáveis pela dinâmica que se desenvolve nointra-urbano. Nesse contexto, os conflitos observados no intra-urbano, hoje, são reflexos de planejamentos que ainda atendem primeiramente uma burguesia elitista, em detrimento da população de baixa renda, geralmente instalada nos bairros mais distantes e que não contam com nenhum tipo de infraestrutura urbana. Palavras-Chave: Cidade, Planejamento Urbano, Urbano, Urbanização Introdução

Aurbanização, compreendida enquanto processo que se desenvolve ao longo do tempo e se materializa no espaço, agrega a si elementos que são fundamentais para a compreensão da dinâmica política, econômica e social das pequenas cidades. Assim, refletir sobre o planejamento urbano enquanto um desses elementos requer pensar as transformações e influências que os planejadores, sobretudo através das políticaspúblicas, vêm exercendo, nas últimas décadas, no intra-urbano dessas cidades.
1

Graduando do curso de Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, membro do grupo de pesquisa

Urbanização e Produção de Cidades na Bahia. alexandrecjdias@hotmail.com

“A Dimensão Espacial da Expropriação Capitalista sobre os Mundos do Trabalho: cartografando os conflitos, as resistências eas alternativas à sociedade do capital”
Curitiba, 05 a 08 de setembro de 2011 ISSN - 978-85-60711-19-2

Com base nas observações e discussões sobre o processo de urbanização e produção do espaço é possível, dentre outros meios, compreender as complexas dinâmicas que se desenvolvem no meio urbano. No caso das pequenas cidades do território de identidade de Vitória da Conquista, tal complexidade éevidente. Isso porque, apesar de a lógica do planejamento urbano se reproduzir de acordo com um padrão estabelecido historicamente, a maneira como ele se sistematiza e se materializa é particular de cada localidade, uma vez que as realidades são notadamente diferenciadas. Sobre essas reflexões é que se desenvolve esse trabalho, o qual busca compreender qual o papel do planejamento urbano naprodução, organização e gestão do espaço urbano nas pequenas cidades no Território de Identidade de Vitória da Conquista. Ao mesmo tempo, entender como esse instrumento de intervenção na realidade urbana é sistematizado, considerando os agentes envolvidos em tal processo e os interesses que atendem, sem que seja violada a relevância das transformações que as diversas áreas dessas cidades passam emvirtude desse processo.

Material e métodos

O trabalho apresentado está embasado no estudo das pequenas cidades do Território de Identidade de Vitória da Conquista. Os procedimentos utilizados na pesquisa buscam contemplar as questões que vão surgindo à medida que se constrói a investigação da elaboração e implantação de políticas públicas, bem como a dinâmica do planejamento urbano proposto...
tracking img