Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO URBANO
















São José dos Campos
2012


SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
SOLICITAÇÃO DE REFLORESTAMENTO PARA ÁREAS PARTICULARES. 5
RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO 6
BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA PREFEITURA 7
CONCLUSÃO 9





















INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo estabelecer apesquisa sobre planejamento urbano do municipo de São José dos Campos, através de uma gestão ambiental aplicada no município.

O planejamento urbano, é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos, como qualidade de vida da população, dentro de uma dada área urbana,ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo comoobjetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.

Destaca-se envolvido o planejamento urbano do município de São José dos Campos, sobre a existência de uma competente secretária de meio ambiente, na qual é responsável por diversas atribuições incluindo programas e projetos de desenvolvimentos de práticas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade ao meio ambienteincluindo a população do município.

Visando a responsabilidade da população e do município, através de medidas ambientais adotadas para preservação do meio ambiente.











DESENVOLVIMENTO

Planejamento urbano no municipio de São José dos Campos.

No municipio de São José dos Campos, onde na estrutura administrativa da prefeitura , há uma Secretaria Municipal de MeioAmbiente, reconhecida através da lei municipal que criou a Secretaria de Meio Ambiente segundo a Lei Municipal N° 6.808, de 25/05/2005.
Possui um conselho gestor na secretaria de meio ambiente (Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM), onde o mesmo é um orgão constutivo e não remunerado, reconhecido através da lei 4.617 de 12-09-1994.
Este conselho é atuante,conta como envolvidos umgrande grupo de instituições e ONGS, que compõem para o desenvolvimento dos programas e projetos.
A secretaria de meio ambiente, não é responsável por quaisqueres multas desprovidas de situações inrregulares no município, isso compete ao orgão federal.
No município existe um plano dretor, Aprovado em 2006, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de São José dos Campos que estáreconhecido pela Lei Complementar 306/2006. Onde o mesmo visa implantar projetos e programas juntamente à população,
O plano diretor, tem como objetivo crescer de forma sustentável,preservando o meio ambiente e garantindo qualidade de vida para a população, inviabilizando uma excelente infra-estrutura ao municipio.
O projeto de arborização urbana coordena o plantio, a poda e supressão deárvores do município. A escolha da espécie adequada requer algumas avaliações técnicas que para evitar problemas com a calçada ou a fiação elétrica.
As árvores são de extrema importância para o equilíbrio ambiental nas cidades. Elas oferecem sombra, equilíbrio da temperatura, purificação do ar, conservação da umidade e redução da poluição sonora. Além da beleza e valorização do espaço urbano. Umacidade bem arborizada é um lugar com melhor qualidade de vida.
O município vem trabalhando para a criação das Unidades de Conservação de Proteção Integral (UCPI) no município. Hoje a cidade já possui o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (antigo Horto Florestal), criado em 2010, e está em andamento a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral do Banhado (localizado no centro domunicípio), que se tornará Parque Natural Municipal do Banhado.
O objetivo em transformar essas áreas em Unidades de Conservação de Proteção Integral é preservar sua biodiversidade, que abriga rica fauna e flora. Essa mudança de classificação possibilita ainda ao local tornar-se um espaço voltado para atividades de educação ambiental e desenvolvimento de pesquisas científicas.
As unidades de...
tracking img