Bastardos inglorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bastardos Inglórios - uma análise semiótica
O roteirista estadunidense Robert McKee, define o termo cena como “uma ação através de conflito em tempo mais ou menos contínuo que transformaa condição de vida de uma personagem em pelo menos um valor com um grau de significância perceptível”[1]. Ou seja, para o desenvolvimento da narrativa, é necessário que as cenas contenhamtransformação de estados.
Na cena inicial de Bastardos Inglórios, o fazendeiro francês LaPadite está em estado de tranquilidade e, ao ver a tropa do coronel Hanz Landa se aproximando, ele passa para oestado de perturbação. O recurso narrativo que deixa isso claro, ainda no começo da cena, é o momento em que o fazendeiro lava o rosto, de costas para os soldados que chegam: a água ameniza a tensãono rosto ao mesmo tempo em que disfarça o suor causado pela tensão.
Essa preocupação do LaPadite à presença de Landa ocorre porque os dois personagens possuem uma relação decontrariedade, segundo a semiótica greimasiana. A contrariedade é um recurso que sustenta a construção dos sentidos, dando significado ao texto, através da existência de dois elementos contrários[2]. Neste caso,os objetivos dos personagens giram em torno dos judeus escondidos sob o assoalho. Enquanto LaPadite deseja protegê-los e mantê-los escondidos, Hanz Landa intenta revelar o esconderijo, matá-los. Esteconflito entre os dois guia os estados de espírito dos personagens e conduz a cena. Essa tensão fica ainda mais acentuada quando um movimento de câmera durante a conversa dos dois revela que hápessoas escondidas abaixo da sala. Até aí o espectador não tinha certeza dos fatos, mas a partir desta confirmação a expectativa se torna mais clara.
O diretor utiliza alguns recursos paraguiar o texto da cena. Quando Hanz Landa, (claramente um nazista, o que é percebido devido ao uniforme, à conversa com seus soldados em alemão e à sugestão da cartela inicial “Once upon a time in......
tracking img