Planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades IESGO
Acadêmica: Genilde Paulo dos Santos
Curso: letras
Disciplina: Língua portuguesa V
Semestre: 5°
Professor: Silvio Rocco






O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.Formosa-GO
2012


Introdução

Planejar ou não planejar? Essa é uma questão que sempre se repete. Porque a maioria dos professores prefere contar com a experiência e ate mesmo com a sorte para se sair bem nas aulas enquanto outros acreditam que sem preparo não se consegue alcançar os objetivos esperados, desejados? Vale a pena planejar? Consegue-se assim mudaralguma coisa no ensino de língua portuguesa no país? Aumentam-se os resultados positivos planejando? Qual o professor é mais bem aceito os que preparam as aulas ou os que preferem improvisar ou contar com a sorte para dar uma boa aula?
Objetivo desse trabalho é descobrir ou pelo menos entender os motivos pelos quais os professores de ensino fundamental e médio acham necessários ou não preparar asaulas de língua portuguesa. Alem de ressaltar a grande importância do planejamento escolar.

Este texto tem como referencia o livro “Porque planejar como planejar?”de Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Ana que defende o ato de planejar como uma realidade que sempre acompanhou a trajetória da humanidade. “O ato de pensar não deixa de ser um verdadeiro ato de planejar”.Palavras-chaves: Planejamento; Professor.




















O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.


O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como conseqüência, aulas monótonas e desorganizadas, causando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo etornando as aulas desestimulantes.
O movimento do planejar deve estar presente continuamente no trabalho do professor de língua portuguesa.

De acordo com MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2009. Planejamento é :




“... um instrumento direcional de todo o processo educacional,
pois estabelece e determina as grandes urgências, indica asprioridades básicas, ordena e determina todos os recursos
e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.”


Planejar é sempre necessário porem não é obrigatório. Se o professor é experiente e já havia ministrado uma determinada aula anteriormente não há problema algum em repeti-las uma vez ou outra. Porem a aula improvisada pode prejudicaro ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível. 
.    O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é uma preocupação marcante em todas as pessoas.
Planejar é uma ação indispensável à vida pessoal e também na profissionalseja da área da educação ou das demais áreas. Segundo MENEGOLLA & SANT’ANNA p.17,2009

“... planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. E como o homem pensa o seu “quê fazer”, o planejamento se justifica por si mesmo a sua necessidade é a sua própria evidência e justificativa”.



O professor deve estar preparado para nãoser surpreendido com uma pergunta a qual não se sabe a resposta. Deve cuidar para não cair na rotina deixando as aulas chatas e assim fazer com que os alunos percam o gosto pela matéria criando assim um bloqueio pela a mesma.
De acordo com MENEGOLLA & SANT’ANNA, estes são alguns dos elementos que justificam a importância do planejamento para o professor:


▪ Ajuda o...
tracking img