Planejamento educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA
CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: Planejamento Educacional

FICHAMENTO – TEXTO: Planejamento Educacional TradicionalO planejamento educacional tem seu marco histórico iniciado na União Soviética, na década de 20, quando foi incluído nos primeiros planos quinquenais de desenvolvimento e, nos paísesindustrializados não-socialistas (seguidos por alguns países em desenvolvimento), nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial; época em que enfrentavam problemas econômicos e sociais.
Concominantemente aos fatoscitados acima, temos vários outros acontecimentos que marcaram a história do planejamento educacional. Citemos alguns deles: Em 1958, a UNESCO e a Organização dos Estados Americanos coordenam oSeminário Interamericano em Planejamento Educacional; Em 1963, a UNESCO cria o Instituto Internacional de Planejamento da Educação, em 1968, organiza a Conferência Internacional em Planejamento Educacional eem 1990, promove o Congresso Internacional sobre Planejamento e Gestão do Desenvolvimento da Educação. A patir daí o planejamento da educação passou a ser discutido no mundo inteiro.
Essapropagação do planejamento educacional fez com que surgissem unidades de planejamento nos ministérios e em secretarias de Educação que, com base em dados, estatísticas e análises, passaram a desenvolverestimativas de demandas de matrículas, prever a necessidade de insumos educacionais, programar investimentos e elaborar orçamentos governamentais para o setor e negociar recursos, interagindo com organismoseducacionais diversos.
Conforme Lourié, essas práticas permitiram “a transformação de redes de escolas pouco adaptadas e ampliadas de maneira incompleta, em verdadeiros sistemas de educação e deformação”.
A partir daí, surgiram dois modelos clássicos de planejamento: o imperativo e o indicativo; que se diferenciavam quanto aos aspectos políticos, visto que o primeiro modelo predominou em...
tracking img