Planejamento de produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Iniciais


As ideias iniciais para o desenvolvimento do projeto foram:


• Anel com spray de pimenta - existente;
• Bolsa com sacola reciclada acoplada - inovação;
• Pulseira infantil carregada com energia solar - inovação;
• Câmera digital com acesso a wi-fi – inovação;
• Ferro de passarroupa com sensor para desligar quando não for utilizado por um intervalo pré-definido – existente.


Produto escolhido

Dentre as ideias geradas inicialmente, decidiu-se prosseguir com o desenvolvimento do ferro de passar roupas com um sensor acoplado.
O grande diferencial deste produto com os com os demais concorrentes de mercado é o fato de se desligar sozinhocaso fique ligado em repouso por um intervalo de tempo e ausente do calor do tato na alça do ferro.
O principal benefício oferecido é maior segurança, principalmente com relação às crianças, não queima as roupas e diminui o custo e desperdício de energia.




Estado da Arte


O mercado atual possui grande variedade de ferros de passar roupa em diversospreços e diferenciações que se adequam ao gosto dos consumidores.
Entre as tecnologias mais desenvolvidas no segmento, pode-se citar o ferro elétrico sem fio 360° Freestyle da Panasonic e o Styler, uma espécie de gerenciador de roupas da LG que desamassa roupas.


• Ferro elétrico sem fio 360° Freestyle modelo NI-WL500 360°, da Panasonic
Este novo modelodesenvolvido por japoneses possui um formato simétrico na base, permitindo que a roupa seja passada em qualquer sentido. Além disso, não possui fio e é mais leve que os modelos convencionais.
[pic] [pic]
Figura 1. Novo ferro elétrico da Panasonic.


• Styler, da LG
O equipamento, que parece um armário de roupa comum, desodoriza a roupa que está dentrodele e ainda emite jatos de vapor, que ajudam a desamassar as peças. Nesse processo, ele faz um pouco de barulho: fica balançado as roupas que estão dentro dele, para que o vapor alcance partes diferentes e seja mais efetivo .


















Figura 2. Guarda roupa da LG, capaz de desamassar roupas.


Histórico

O aquecimento do ferro depassar era, inicialmente, concebido através da queima de óleo, carvão ou gasolina. Acredita-se que o ferro de passar roupa começou a ser utilizado pelos chineses provavelmente no século IV, que também são considerados os responsáveis pelo formato que o ferro de passar adquiriu posteriormente. Este modelo, mais parecido com o que é oferecido no mercado atualmente, começou a ser utilizado no século XVe consistia em uma espécie de panela de latão com carvão brasa com cabo de madeira, osso ou outro material.






Figura 1. Ferros de passar que utilizavam carvão




A partir do século XIX, surgiram outras maneiras de aquecer o ferro de passar, como álcool, água quente e gás, sendo que em 1882 começou o uso deste eletrodoméstico com energia elétrica e, aospoucos, este passou a ser mais seguro e leve. A venda do ferro de passar não obteve sucesso inicialmente, já que a maioria das casas ainda não possuía energia elétrica; as poucas casas que tinham acesso à energia elétrica só conseguiam utilizar o ferro de passar a noite, pois o abastecimento de energia era cortado durante a manhã. Nesta mesma época foi inventado o ferro de passar que utilizava lâmpadaspara o aquecimento, mas também não alcançou o sucesso devido ao risco que proporcionava. Em 1892, este eletrodoméstico passou a ter resistência, que é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica, permitindo o controle da temperatura de maneira mais eficiente.
No século seguinte, em 1924, surgiu o termostato regulável, que tem a função de auxiliar o...
tracking img