Planejamento de marketing para pymes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO
1.1 TEMA E OBJETIVO DO ESTUDO
O tema do presente estudo pode ser resumido nesta passagem do livro Execução: A disciplina para atingir resultados:
A quantas reuniões você já compareceu em que todos pareciam concordar no final sobre que ações seriam executadas, mas nada aconteceu realmente? São reuniões em que não existe um debate profundo e, portanto, ninguém expõeseus receios. Pelo contrário, todos deixam o projeto do qual não gostam sofrer uma morte bem lenta no decorrer do tempo. Em minha carreira como consultor de grandes empresas e de seus líderes, testemunhei muitas ocasiões, até mesmo nos níveis mais altos da organização, em que o silêncio impera, e a falta de conclusão dos temas leva a falsas decisões. São “falsas” porque elas, no final, não sãoconcretizadas por causa de fatores não-declarados ou por inação.(CHARAN e BOSSIDY, 2.003, p.98,99)
Este trecho relata um problema crônico nas organizações contemporâneas, o desconhecimento da cultura de execução. De acordo com Charan e Bossidy (2.003, p. 15): “A execução é a grande questão que ainda não foi abordada no mundo dos negócios. Sua ausência é o único grande obstáculo ao sucesso e arazão da maioria dos fracassos, que são, erroneamente, atribuídos a outras causas.” Podemos observar que o problema, aparentemente, é ignorado pelas organizações, que preferem focar incontáveis esforços na criação de estratégias de alto nível, porém, não dedicam o mesmo esforço e tempo na execução da idéia.
As organizações gastam incontáveis esforços financeiros e temporais na criação deestratégias de altíssimo nível, porém, este mesmo empenho não é direcionado à execução da ideia, sendo assim, existe um grande desequilíbrio entre a teoria e pratica nas culturas contemporâneas. Existe um paradigma perverso nas organizações contemporâneas, elas aparentemente não sabem como executar as ideias propostas.
Uma das vertentes do estudo passou a abordar qual a visão da ponta daempresa (operação) sobre as variáveis que são de responsabilidade direta do líder. Este conjunto de atributos essenciais gravita em torno de definição de metas e prioridades claras, recompensa justa e precisa, orientação, conhecimento do time e da empresa, realismo, autoconhecimento e conclusão do planejamento com o resultado do projeto.
O presente estudo exploratório objetiva correlacionarestas variáveis com as distintas percepções dos liderados e entender se estas variáveis possuem correlação direta com o sucesso do projeto. O foco deste estudo é o comportamento dos lideres sob a perspectiva do projeto em si e dos liderados (operação).
1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Os lideres das organizações contemporâneas possuem o conhecimento teórico sobre como resolver o problema oualterar o rumo da empresa, porém se esquecem de que um projeto será capitaneado por pessoas, e que estas pessoas precisam de diretrizes e objetivos claros, além de um líder onipresente, a grande lacuna a ser explorada é justamente o comportamento e a postura do líder. Segundo Charan e Bossidy (2.003, p.11): “Muitas pessoas consideram a tarefa executiva um detalhe que está abaixo de sua dignidadecomo líder de uma empresa ou negócio. Isto está errado. É justamente o oposto: é a atividade mais importante de um líder.”
FALTA UM LINK AQUI!!!!!!!!!!!!!!
Atualmente pouco se discute sobre o papel do líder na execução dos projetos e estratégias e sobre os recursos desperdiçados na execução de algum planejamento de trabalho. Este estudo exploratório foi planejado objetivando responderbasicamente a três perguntas: “Quais fatores determinam o sucesso do projeto?”, “O conhecimento mais relevante é o da área fim (Operação)?”, “Uma estratégia pode ser criada de trás (operação) para frente (alta gerência)”?
Para termos capacidade de responder a estas questões, foi-se realizada uma pesquisa qualitativa, uma quantitativa e explorado um estudo de caso o qual teve, em um...
tracking img