Energias a partir de biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA DA BIOMASSA

Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica (vegetal, animal, microorganismos). A utilização da Biomassa é considerada estratégica parao futuro, pois é uma fonte renovável de energia.
Para produção de energia são utilizados:
Bagaço de cana-de-açúcar:
  |
Fig. 1. Bagaço  para geração de energia.
Foto: Patrícia Cândida Lopes. |Fig. 1. Bagaço  para geração de energia.
A produção de energia a partir da cana-de-açúcar é feita com uma tecnologia totalmente limpa, de fonte renovável, que contribui para a preservaçãoambiental, pode ser uma alternativa para produção de energia elétrica em épocas de menor pluviosidade, que coincide com a safra sucroalcooleira. Outra vantagem da utilização do bagaço para geração de energiaé o baixo custo, já que o produto não depende de variações cambiais. Para as usinas, além de fonte adicional de receita, a co-geração (Figura 2) pode representar a oportunidade de renovação da plantaindustrial, com investimentos em novas máquinas e equipamentos mais modernos e eficientes.
  |

Fig. 2. Co-geração de energia elétrica.  |

Fig. 2. Co-geração de energia elétrica
Entretanto,o sistema apresenta diversas dificuldades, como a demora para se conseguir financiamentos para os investimentos, incertezas quanto à real capacidade de absorção pelo mercado da energia gerada pelosetor canavieiro e quanto à suficiência do lucro para cobrir os custos operacionais e permitir a amortização dos investimentos.

Madeira:
A madeira é um recurso natural renovável, para geração deenergia, podem-se usar a combustão da própria madeira ou dos resíduos da biomassa disponíveis na planta industrial, como cavaco de madeira, serragem, restos florestais, entre outros, os resíduos daindústria madeireira, ou madeira de reflorestamento. O carvão vegetal e a lenha.
A lenha é aproveitada de suas maneiras diferentes, a COMBUSTÃO, é o processo mais antigo para produção de calor domestico...
tracking img