Planejamento ambiental urbano e rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As causas das agressões ao meio ambiente geralmente são de ordem política, cultural e econômica e infelizmente foram tardiamente percebidas. Com a revolução industrial e o surgimento docapitalismo, a degradação ambiental que já era evidente transformou-se em um negócio lucrativo. O que não era esperado é que a grande provedora de matéria prima chegasse à exaustão em menos de umséculo, cobrando de seus exploradores uma compensação imediata sob pena dos mesmos promoverem sua própria derrocada em função da escassez de recursos naturais.
A questão ambiental também está inserida nasdiversas áreas de estudo da economia, uma vez que o meio ambiente é fonte de matérias primas e energia, local de despejo dos rejeitos das atividades produtivas e contribui de maneira significativapara o bem-estar da população.

A Influência dos padrões de consumo e de produção na qualidade ambiental.
A modificação dos padrões de consumo com vistas à preservação do meio ambiente é tema queganha em importância, nos últimos anos, nos vários círculos de discussão e de decisão, seja em nível internacional, regional ou nacional.
A relação entre consumismo e degradação ambiental, embora pareçanaturalmente interdependente, carece de identificação e explicitação mais acentuada dos seus elementos de causa e efeito.
Consumo e produção são economicamente indissociáveis. E normalmente vêmligados à idéia de desenvolvimento, crescimento e progresso. A teoria econômica clássica, embora hoje se demonstre ingênua e inapropriada aos padrões da sociedade pós-industrial, busca estabelecer que oconsumo e a demanda estimulam a produção, sendo função desta a satisfação daquela. Assim, o consumo estimularia o desenvolvimento, o progresso da ciência e, em consequência o bem-estar e a qualidade devida dos cidadãos.
O tema “padrões de consumo e proteção do meio ambiente” envolve em uma mesma relação jurídica “sujeitos” distintos; tanto o consumidor quanto o meio ambiente são destinatários...
tracking img