Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Leia atentamente o texto, associando aos debates sobre cultura realizada em sala e em seguida responda a seguinte questão. Por que a autora tem dificuldade de defender a vida como valor universal? Você concorda com ela?

A dificuldade da autora vem do pensamento que os valores universais deveriam ser praticados, como o valor a vida, já que este é um direito natural de todos, porém essedireito nem sempre é possível, já que a expressão de cultura varia de povo para povo. Certas tradições ferem o direito a vida, visto que em algumas culturas o filho pode matar os pais antes que fiquem velhos, para a autora quando se trata de valores como a vida, devem-se ultrapassar qualquer cultura, já que a vida é um único bem pessoal que depois de atacado não poderá ser remediado. A minha opinião éa mesma da autora, de modo que a vida em sua forma natural vai muito além dos diferentes conceitos de cultura. A vida é um bem finito dado ao ser humano e cabe à pessoa ter direito sobre ela.





2 - Como poderia ser explicado do ponto de vista evolucionista e do ponto de vista funcionalista o ritual Nacirema? (Texto disponível no A.V.A).

Os naciremas de forma evolucionista possui umestágio diferente de civilização, e algumas de suas características são resquícios de barbárie, o que mostra que está sociedade está presa a certos conceitos que não a leva a certo crescimento. A cultura nacirema é baseada em rituais baseados na crença pela magia, que possui um ideal masoquista, desta forma é difícil entender como esse povo conseguiu sobreviver por tanto tempo. A forma funcionalistados naciremas que é transmitida através de seus aspectos, que por mais que seja diferente de outras culturas, eles possuem uma grande semelhança que é o uso do comércio de produtos confeccionado por eles, outra semelhança que eles possuem é a preocupação com a aparência e a saúde, e é um povo que por grande parte é levado por sua crenças na qual é baseado na magia que tem um auto grau deindividualidade e dessa forma afeta toda a sociedade, já que não visam o bem comum.





3 – Tomando como base o livro: enterrem meu coração na curva do rio – Dee Brown - indique como era construída a visão etnocêntrica sobre os índios Americanos e como poderia ser observada, de outra maneira, a vida desses povos. Não esquecer de indicar as passagens no livro. (Livro disponível no A.V.A)
A visãoetnocêntrica dos índios americanos é que deveriam fazer dos índios pessoas civilizadas, e oculturada(absorve a próxima cultura),pois o homem branco por está visão, achava que sua cultura era a melhor, impondo aos índio o esquecimento da sua cultura e absorção da cultura deles, como exemplo podemos tirar alguns trechos do livro que enfoca esse assunto como “Colombo sendo um europeu bemintencionado, convenceu-se de que o povo deveria ser posto a trabalhar, plantar e fazer tudo que é necessário e adotar nossos costumes”, “ Vários milhões de europeus e seus descendentes tentaram impor seus costumes ao povo do novo mundo”, “Colombo dez de seus amistosos anfitriões tainos e levou-os a Espanha, onde eles poderiam ser apresentados para se adaptarem aos costumes do homem branco”. Olhando deoutro ponto de vista podemos observar de outro ponto de vista vida desses povos não disseminando completamente a cultura deles, orientando a visão do nativo e cultivar os seus principais pontos fortes ,valores, e relacionamento positivos para a juventude norte-americana que irá torna-los resistentes e ajuda-los a transição para a vida adulta saudável, produtiva e satisfatória.


4 – Comente sobrea decisão do STF no caso de racismo ocorrido no Brasil. Qual é visão da corte sobre esse caso. www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo...N

O preconceito contra os judeus vão contra os padrões éticos e morais definidos pela constituição brasileira, sendo assim o racismo é o que atenta contra os princípios da sociedade humana, baseado na dignidade do ser humano, o STF...
tracking img