Fragilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
tecnologia em gestão ambiental

aguinaldo diniz rocha alves

planejamento urbano do distrito federal

Brasília
2012

aguinaldo diniz rocha alves

planejamento urbano do distrito federal

Trabalho de Atividade Interdisciplinar - Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de médiabimestral na disciplina de Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental.

Orientador: Prof. Cristina Célia Krawuslski; William Luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton de Oliveira Pires.

Brasília
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PLANEJAMENTO URBANO DO DISTRITO FEDERAL 4
3 GESTÃO AMBIENTAL DO DISTRTO FEDERAL 53.1 A SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE 5
3.2 CONSELHO DO MEIO AMBIENTE DO DISTRITO FEDERAL – CONAM 6
3.3 PLANO DIRETOR DE ORDENAMENTO TERRITORIAL 6
3.4 PROJETO DE INCENTIVO AO PROPRIETÁRIO RURAL 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO
Brasília é a cidade mais planejada do país. Pensada no inicio da República para interiorizar a capital, planejada por Niemayer e Lucio Costa econstruída pelo visionário JK. A capital de todos os brasileiros foi Projetada para uma população de quinhentos mil habitantes no ano 2000.
Sem considerar a migração das pessoas de toda parte do país e, até, de vários lugares do mundo, Brasília foi criada para ser o grande centro administrativo do país. A cidade agora é uma metrópole com quase 3 milhões de pessoas que convive com os problemas advindosdesta explosão demográfica. Segurança, saúde, educação ocupação e uso impróprio do solo, das águas. São muitas as questões para serem solucionadas.
Brasília tem certa preocupação com a qualidade de vida de seus habitantes. Mas, o crescimento acelerado da cidade faz aparecerem novos problemas a cada dia, além, é claro, de agravar outros já existentes. O cuidado deve ser continuo e as soluçõesrevistas de tempos em tempos.
A gestão de um planejamento urbano fincado nas melhores práticas do desenvolvimento sustentável é imprescindível.

planejamento urbano do distrito federal
Segundo DYCKMAN, 1974: 135 (apud, QUADROS, 2001), “urbanização é o crescimento das cidades, medido pela sua população dentro de seus limites políticos.” Porém, esse “crescimento” se apresenta como função estável ou nãodiante de uma nova interrogação: “Pode-se controlar e dirigir a urbanização”?
Segundo a Wikipédia “Planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana”. Neste sentido podemos afirmar que Brasília não foi planejada para ter pessoas. Foi criada como centroadministrativo do Brasil.
Conforme QUADROS, 2001 a ideia da construção de Brasília se efetivou a partir da promulgação da Constituição de 1891. Em 1956, Juscelino Kubitschek iniciou a construção da cidade, sob a direção técnica do arquiteto Oscar Niemeyer respeitando o plano-piloto do urbanista Lúcio Costa.
Pensada para ter meio milhão de habitantes em 2000, Brasília sofreu uma explosãopopulacional nos últimos anos e hoje é a 5ª metrópole do país com quase 3 milhões de habitantes. O “Plano Piloto” de Lúcio Costa se tornou uma “ilha de concreto” margeado por um mar de gente, e tudo aquilo que essa aglomeração pode trazer. Problemas relacionados às questões de segurança, sociais, culturais, de saúde e ambientais são o fruto de uma enorme busca por oportunidade na capital da nação, aliadaà ambição eleitoral de alguns e ao planejamento de uma urbanização precária alastrada no Distrito Federal e no seu estorno.
Ambientalmente, apenas vinte e cinco anos depois de sua inauguração, quase trinta do seu planejamento e há oitenta de sua idealização, Brasília começou a se preocupar com a qualidade de vida de sua população e com a preservação ambiental. Criando, em 1985, o primeiro...
tracking img