Sisprenatal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que em saúde a informação é um recurso muito importante, e por meio dela podem-se tomar decisões. Isso serve tanto para um determinado problema de saúde de um usuário do SUS, como para situações de saúde mais abrangentes, relacionadas a um grupo de pessoas. Os enfermeiros sempre possuíram um papel importante na comunicação, sendo mediadores fundamentais entre o paciente eo sistema de saúde. Faz-se necessário, então, que todos os envolvidos nesse processo tenham a compreensão da importância do seu papel para uma assistência de saúde com maior qualidade.
Quanto mais informações são coletadas, maior clareza pode-se ter da situação, melhor será a tomada de decisão e, consequentemente, mais eficaz serão as ações propostas. Para a obtenção e utilização dessasinformações nos diversos espaços de produção de saúde, é preciso que se realize o seu registro, gerando, assim, uma produção de dados. Dado é uma pequena parte de um todo, e ao seu conjunto dá-se o nome de informação, que uma vez, sistematizada, tratada, pode transformar-se em conhecimento. Este, por sua vez, é o catalisador que propicia tomada de decisões que podem mudar uma realidade. É com dado,informação, conhecimento, que o enfermeiro trabalha em sua prática diária.
O SISPRENATAL - é um programa de Assistência à Saúde da Gestante implantado  por ser uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada, que oferece uma assistência  à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco. Seu objetivo consiste em acompanhar opré-natal, assegurando o desenvolvimento adequado da gestação e permitindo o parto de um recém-nascido saudável, visando a redução dos óbitos maternos.
Para promover a segurança da saúde da mãe e do feto, é necessário, ainda, identificar fatores que caracterizam uma gestação de risco e oferecer atendimento diferenciado, possibilitando a prevenção das complicações que determinam maior morbidade emortalidade materna e perinatal.
Segundo o Ministério da Saúde, o SISPRENATAL preconiza o cadastro de 100% das gestantes atendidas pelo SUS, incentiva a captação precoce da gestante de até 120 dias de gestação, bem como o acompanhamento do pré-natal com o mínimo de seis consultas, vacinação antitetânica, exames específicos, garantia de assistência ao parto e uma consulta puerperal até o 42º diapós-parto.
Durante a realização do estágio em obstetrícia, pôde-se perceber que a área ganhou formas e significados mais definidos. Nesse estágio, enquanto acadêmicas, foi possível um contato direto com as gestantes e com o desempenho das funções de enfermagem sobre o pré-natal e sua importância para o bom desenvolvimento gestacional.
As mortes maternas que aconteceram no Brasil vêm aumentandoconsideravelmente, fato este em decorrência das complicações que ocorreram durante a gravidez ou o parto. Uma das ferramentas para prevenir esse tipo de morte, se dá através da oferta e do monitoramento das baterias de exames bioquímicos e/ou de imagem oferecidos às gestantes, que quando realizados em tempo oportuno, podem detectar problemas com o feto ou com a mãe e impedir mortes.
Com uma visãomais ampla, foi nos suscitado o interesse sobre onde e como estavam armazenados os dados das gestantes registrados nas Unidades Básicas de Saúde e, de que forma o sistema de informação SISPRENATAL poderia ser uma ferramenta útil no monitoramento e na retroalimentação a cerca do cumprimento das metas instituídas pelo Programa de Humanização do Pré-Natal – PHPN.
O SISPRENATAL foi implantado há maisde uma década no município de Porto Nacional, sendo um instrumento útil, quando utilizado de forma eficaz, para a análise e avaliação de informações sobre as gestantes, sendo então possível, tomadas de decisões que promovam uma maior qualidade na assistência a elas prestadas.
O município de Porto Nacional possui 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que utilizam o sistema, sendo 14 Unidades...
tracking img