Pinocitose, fagocitose - imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNOLOGIA
* ENDOCITE – Algumas células permitem a entrada de partículas solidas ou liquidas do meio externo para o interior das células, geralmente acontecem com células que constituem organismos UNICELULARES e vivem em MEIO AQUOSO. No caso de uma célula MULTICELULARES realizar esse processo é com função NÃO É DE SE ALIMENTAR e sim de DEFESA.

* FAGOSITOSE – Processo utilizado pelascélulas para englobar partículas SÓLIDAS que irão servir de alimento. A célula produz expansões na membrana plasmática que envolve as partículas que primeiramente fica dentro de uma bolsa chamada FAGOSSOMO, depois essa bolsa se une ao LISSOSOMO que contém as enzimas, para que a digestão aconteça e os materiais úteis sejam aproveitados pela célula, essa segunda bolsa recebe o nome de VACÚOLO DIGESTIVOe o processo todo é chamado de DIGESTAO INTRACELULAR HETEROFÁGICA.
* O material não digerido permanece no interior da bolsa que passa a se chamar VACÚOLO INTESTINAL, podendo ser depois eliminado da célula.

* PINOCITOSE – Células ingerem LIQUIDOS OU PEQUENAS PARTICULAS através de MINUSCULOS CANAIS que se formam na membrana plasmática. Quando as bordas desse canal se fecham contendoconteúdo do seu interior, forma-se uma bolsa membranosa chamada de PINOSSOMO. Posteriormente esses materiais são digeridos e aproveitados pela célula. No organismo humano, por exemplo, é atraves do processo de pinocitose que as células do intestino delgado capturam gotículas de lipídios resultantes da digestão.

* AUTOFAGICA – Digestão dentro da célula
* HETEROFAGICA – Digestão fora dacélula
* FAGOCITOSE – Intracelular heterofágica
* PINOCITOSE – Apenas substancias liquidas e EXTRACELULAR

* RETICULO ENDOPLASMATICO – Sistema interno de comunicação das células. É formado por várias membranas, criando canais que se estendem do citoplasma até a carioteca. Dentro do reticulo várias substancias são carregadas de um ponto para o outro. O citoplasma das células EUCARIONTES– contem inúmeras bolsas e tubos parecidos com a membrana plasmática, essas estruturas formam uma complexa rede de canais interligados chamada RETICULO ENDOPLASMATICO que pode ser de 2 tipos:

1) Rugoso: Formado por sacos achatados e membranas de aspecto verrugoso devido a presença de ribossomos na superfície externa.
2) Liso: Formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomosaderidos.
* FUNÇÕES DO RETICULO ENDOPLASMATICO – Armazenamento de substâncias e o controle da pressão osmótica do hialoplasma.

O liso é responsável pela produção de lipídios, desintoxicação do organismo e ajuda a catalisar as reações químicas na célula. O rugoso é responsável pela produção de proteínas graças a presença dos ribossomos.

* O APARELHO DE GOLGI desempenha papel fundamentalna eliminação de substancias uteis ao organismo, processo denominado SECREÇÃO CELULAR.

* LISSOSOMOS são bolsas membranosas que contém enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. Os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes, sua origem é o aparelho de Golgi.

* SISTEMA LINFATICO – Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma rede devasos semelhantes as veias que se distribuem por todo corpo e recolhem o liquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o a circulação sanguínea. É constituído pela Linfa, vasos e órgãos sanguíneos.

* ORGAOS LINFOIDES – Células linfoides maduras vão agir no combate contra agressores externos. Alguns órgãos linfoides se encontram:
1) interpostos entrevasos sanguíneos e vão dar origem a células brancas na corrente sanguínea
2) Outros estão entre vasos linfáticos que vão filtrar a linfa e combater antígenos.
3) Outros ainda podem ser encontrados fazendo parte da parede de outros órgãos ou espalhados pela sua mucosa.

* TECIDOS LINFOIDES PODEM SER CLASSIFICADOS EM:

PRIMÁRIOS – Apresentam no local aonde ocorre as principais...
tracking img