Pinhao manso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITARIO DE GURUPI

CARACTERÍSTICAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha Curcas L.)

GURUPI – TO
OUTUBRO DE 2010
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITARIO DE GURUPI

CARACTERÍSTICAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DO PINHÃO MANSO(Jatropha Curcas L.)

GURUPI – TO
OUTUBRO DE 2010
RESUMO
O pinhãomanso é uma euforbiácea que possui grande adaptação em diferentes localidades do Brasil, cuja importância nas pesquisas de fontes alternativas para a produção de biodiesel é extrema. Estes são os principais fatores que têm levado essa oleaginosa ao centro das atenções de pesquisadores de todo o mundo. No presente trabalho destaca-se a caracterização da semente do pinhão manso para a finalidade debiocombustível, levando-se em conta que, no território brasileiro é possível produzir-se, no mínimo, duas toneladas de óleo por hectare. Além disso, estudos têm mostrado que seu óleo possui as qualidades físico-químicas necessárias para que se torne uma opção viável para o mercado dos biocombustíveis. A sua torta apresenta também vantagens, podendo ser destinada à produção de adubo orgânico efertilizante. Já a casca, pode ser utilizada na fabricação de papel ou como carvão vegetal, destinando-se à geração de energia. Constatou-se, porém, que dentre muitos lados positivos o pinhão apresenta também desvantagens, o fato de não se ter conhecimento abrangente no que se diz respeito às pragas que atacam a cultura e até mesmo com relação ao cultivo dessa oleaginosa.

ANTECEDENTES

O pinhão manso(Jatropha curcas L.) é uma planta de origem tropical, da família das Euforbiáceas, produtora de óleo e bem adaptada a diversas regiões do Brasil, surgindo como uma nova opção na fabricação de biodiesel. (UPIS, 2009).
Segundo Inace (2008), existem pesquisadores que consideram o Brasil como o país de origem do pinhão-manso, em virtude de navegantes portugueses terem levado suas sementes colhidasno Brasil para África, Ásia e suas ilhas no Atlântico. No entanto, é mais confiável considerar o México como o país de origem e os índios, que migraram da América do Norte para a América do Sul há mais de 10.000 anos, como os responsáveis pela sua distribuição do México até a Argentina, incluindo o Brasil.
Depois do descobrimento do Brasil, os marinheiros portugueses contribuíram para a expansãode diversas plantas colhidas no Brasil, dentre elas o pinhão-manso.
Segundo Cortesão (1956) e Peixoto (1973), sua distribuição geográfica é bastante vasta devido a sua rusticidade, resistência a longas estiagens, bem como às pragas e doenças, sendo adaptável a condições edafoclimáticas muito variáveis, desde o Nordeste até São Paulo e Paraná. Segundo estes autores o pinhão manso se desenvolve bemtanto nas regiões tropicais secas como nas zonas equatoriais úmidas, assim como nos terrenos áridos e pedregosos, podendo, sem perigo, suportar longos períodos de secas.

JUSTIFICATIVA

O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento realizado em setembro de 2010 pelos alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), analisa as características do pinhão manso (Jatropha curcas L.) como o crescimentoe seu desenvolvimento para diversos fins.
O pinhão é uma planta muito rústica, fácil de adaptar em qualquer tipo de clima e solo, além de ter uma produção de baixo custo. Seu fruto contém uma alta toxidade e, portanto não pode ser comestível, porém possui um alto teor de óleo, na qual pode ser usado como uma excelente matéria prima para produção de biodiesel. Sendo assim todo o conhecimentoadquirido com este projeto, pode ser utilizado no Norte e em todo o País.
Hoje a busca é incessante por algo que utilize métodos alternativos e que de preferência seja de baixo custo para a obtenção de lucro. Com isso o ser humano está sendo obrigado a modificar suas atitudes para garantir sua própria sobrevivência. A busca por combustíveis renováveis, por exemplo, não é apenas um capricho, mas...
tracking img