Pim mercadologia e contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Com os olhos voltados para o futuro e profundas raízes no passado, a Alpargatas sempre fez história, fosse com seus produtos inovadores, ou com suas divertidas e pioneiras campanhas publicitárias.
Conheça a trajetória da empresa que fez o primeiro índigo nacional, inventou as legítimas Havaianas e não para de criar coisas que todo mundo usa e não sabe viver sem.1 Descrição Organizacional
Razão Social: São Paulo Alpargatas S/A.
CNPJ: 61.079.117/0001-05
Endereço: Rua Funchal, 160 – 7°andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP
CEP: 04751-903
Telefone: (*11) 3847-7322
Home Page: www.alpargatas.com.br
1.1 Denominação e forma de constituição
Fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, peloescocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca, já em 1909 a empresa, com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produçãocafeeira.
Na década de 30 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, acompanhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
1.2 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização
* Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades em consequência do conflito. Para piorar, a gripe espanhola assolaa cidade de São Paulo, deixando de cama metade da fábrica.
* No final da década, turbulência: a superprodução de café e a quebra da bolsa de Nova York obrigam a em presa aparar de produzir alpargatas, um dos calçados mais baratos do país.
* Momentos de instabilidade e violência varrem o país.
Getúlio Vargas assume o governo provisório. Empresas atolam-se em dívidas e a Alpargatas, numaarriscada manobra de seus acionistas, consegue prosperar.
Durante todo esse tempo, a empresa obtém apoio de seus funcionários, que lutam por ela.
*A em presa volta a produzir alpargatas e adota o seu nome definitivo: São Paulo Alpargatas S.A.
Em 41, assume um passo importante em favor de seus funcionários, concedendo abono de Natal. Logo passou a beneficiar-lhes os domingos e feriados não trabalhados,anos antes desses benefícios serem determinados por lei.

* Em 42, o Brasil entra para a Segunda Guerra Mundial. Faltam alimentos e combustível e a sociedade vive uma grande inquietação, mas a empresa consegue a proeza de crescer em meio à adversidade. Quando a guerra termina, a Alpargatas lança o Brim Coringa, com o qual o Brasil produz sua primeira calça Jeans, a Rodeio.
* O Brasil perde aCopa do Mundo em pleno Maracanã, mas ganham um brim de muita qualidade, que dá origem as calças Far West. Os jingles da Alpargatas Roda e dos Encerados Locomotiva são cantados em todas as esquinas, e levam o povo a acreditar que a empresa é americana, porque, naquela época, só americano fazia propaganda bem-feita. Enquanto as rádios divulgavam os produtos da empresa, vendedores embrenhavam-se numa“parada dura” para chegar aos mais remotos e pequenos armazéns do interior do país. Em 55, o mercado é presenteado com a colorida Lona Sempreviva, para toldos comerciais e residenciais. No ano seguinte, Juscelino Kubitscheck assume o poder, decidido a progredir 50 anos em cinco. Trabalhadores abrem estradas e erguem Brasília, calçando Sete Vidas. Em 58, o Brasil consagra-se campeão do Mundo na...
tracking img