Pim iii consulting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentada uma consultoria fictícia chamada Consulting, que foi contratada por uma empresa desenvolvedora de software chamada Software Developer. Através de dados do cotidiano da Software Developer, foi realizada uma Pesquisa Científica propondo levantar os assuntos que se relacionam com as matérias de Administração de Banco de Dados, Ética e LegislaçãoProfissional e Matemática Aplicada.
Ao analisar a empresa com o enfoque abordado pelas disciplinas, a discussão será em torno do aumento de produtividade e melhor conhecimento dos dados da empresa, transformando-os em informação valiosa e poderosa na tomada de decisões.
A proposta de Banco de Dados é demonstrar a aplicação de alguns conceitos aprendidos na matéria, como teoria da normalização, criaçãode índices, entre outros, fazendo uma analogia com as situações criadas na empresa Software Developer.
Na matéria de Matemática Aplicada o objetivo é demonstrar a parte de custos. Já na parte de Ética, o objetivo é implantar os conceitos na instituição, para que o ambiente se torne mais colaborativo tanto na parte de empregador como na parte do empregado e vice-versa.


1. A ORGANIZAÇÃOExistem duas questões a serem levantadas sobre o cotidiano da Software Developer:
* “Numa reunião técnica, o DBA entregou um relatório detalhado que aponta vários problemas de modelagem da base de dados, falta de index e dados que não são mais necessários e que poderiam ser removidos da base principal através de purge, porém como o Gerente é novo no departamento e pretende esperar um problemasério no ambiente para justificar a troca do DBA por outro funcionário que é um velho amigo pessoal”.
* “Para melhorar a renda, funcionários estão assinando férias e não estão saindo de fato – durante este período eles assinam o documento de férias e aproveitam para fazer várias horas adicionais que são remuneradas, porém não contabilizado no demonstrativo de pagamento, então a empresa dividecom o funcionário o valor que iria pagar com os encargos”.

1.1 Levantamentos de Problemas
De acordo com o cenário acima, pode-se levantar alguns problemas na empresa Software Developer:
* Problemas de Modelagem da Base de Dados;
* Falta de Index;
* Dados Desnecessários;
* Troca do DBA;
* Ética ligada às Férias.

1.1.1 Problemas de Modelagem da Base de DadosA Modelagem de Dados (Análise de Dados) é um mecanismo formal proposto para representar graficamente todos os dados necessários para fornecer a uma organização informações que contribuam para o seu sucesso.
Um grande problema que acontece nessa área é que as bases de dados costumam ser mal desenhadas. Isso ocorre porque os projetos de bases de dados são geralmente voltados para o ambiente físico(linguagem de programação, gerenciador de base de dados, método de acesso) e não para a forma como os dados são utilizados pelo negócio.
Dentre os problemas causados por essas anomalias, destacam-se a redundância descontrolada de dados, as dificuldades para a manutenção de Sistemas de Informação (Sis), a inflexibilidade para gerar consultas e relatórios não planejados e o trauma que causam asmigrações de ambiente de base de dados.
Inclusive alguns cientistas propuseram teorias e técnicas para suportar o desenvolvimento de sistemas e a administração de dados. Dentre elas, destacam-se a Teoria da Normalização e o Modelo Entidade-Relacionamento, que são os mais conhecidos e utilizados no mercado.
A Teoria da Normalização foi criada em 1970 pelo Professor Dr. Edgar F. Codd, analista daIBM. A teoria consiste em um mecanismo para transformar estruturas complexas de dados em sua forma mais simples. Portanto, diz-se que uma estrutura de dados está “normalizada” quando se encontra em seu estágio de maior simplicidade.
Um dos pontos que não aparece, mas acredita-se que está implícita na questão, é a Normalização, pois se uma estrutura de modelagem de dados tem problemas na sua...
tracking img