Programa de saude do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAC LIONS – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GOIÁS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO

ANÁPOLIS/GO.
MAIO/2005.

ANA LÍDIA VIEGAS AMORIM
ERLY JOSÉ DO CARMO E FREITAS
ROSIRENE GRATÃO



PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO

Seminário apresentado a FAC LIONS, como requisito para a obtenção do título de especialização em Administração dos Serviçosde Saúde, sob a orientação da Professora Ms. Lúcia Helena Presoto.

ANÁPOLIS/GO.
MAIO/2005 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
PROGRAMA SAÚDE DO IDOSO 06
I – INTRODUÇÃO 08
II – JUSTIFICATIVA 08
III – OBJETIVOS 08
3.1. Geral 08
3.2. Específicos 08
IV – METODOLOGIA 09
V – RECURSOS 09
5.1. Humanos 09
5.2. Materiais 09
VI – GESTÃO PROCESSUAL 10
VII – GESTÃO PROGRAMÁTICA 10
7.1. Órgão Gestor10
7.2. Programa 11
7.3. Dados Financeiros 11
7.4. Ações 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo, os aspectos que englobam a temática “velhice” tem tomado outras características e condições que passam pelo lado social outros rumos.
No jornal “O Estado de São Paulo”, de 30 de maio de 1993, uma reportagem é veiculada com a seguinte chamada:
“Os brasileirosestão correndo contra o tempo e perdendo feio. O Brasil não pode mais ser chamado de país de jovens: envelhece aceleradamente. Tanto que, segundo especialistas, o País terá a sexta maior população idosa do planeta até o ano 2025. Nesse futuro próximo, as pessoas com mais de 60 anos vão representar 15% da população. Ou seja, o Brasil atingirá o mesmo padrão de ‘envelhecimento’ de países desenvolvidos.Porém, muito mais rápido. Sem estar preparado”.
Neste contexto, em 4 de janeiro de 1994, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assina o regulamento que dispõe sobre a política nacional do idoso, criando o Conselho Nacional do Idoso e dando outras providências.
Assim, com o intuito dar maior atenção à questão do idoso no Brasil cria tal Conselho com a finalidade de reger otema delimitando princípios, diretrizes, organização e gestão, bem como ações governamentais.
Traz em seu artigo 1º: “A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.
Com base neste artigo primeiro, políticas nacionais em relação ao idoso têm sido implantas,entretanto nem todas eficazes e/ou eficientes, esbarrando, quase sempre no preconceito ou na invalidação dos direitos do idoso por conta de convenções sociais ultrapassadas, ou seja, que evoluíram de acordo com as novas tecnologias, tratamentos, cuidados etc.
De acordo com ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), o envelhecimento da população no mundo de hoje não tem paralelo na história. O aumentopercentual no número de pessoas idosas, com 60 anos ou mais, é acompanhado pela queda no número de jovens com menos de 15 anos. Até 2050, o número de idosos no planeta excederá o de jovens, pela primeira vez na história da humanidade. Em 1950, as pessoas idosas representavam 8% da população; em 2000, representavam 10% e, segundo as projeções, até 2050, deverão corresponder a 21%. Prevê-se que, até2050, a idade mediana aumente para 36 anos.
Com base nestas informações, problematizamos: envelhecer é um problema? Acreditamos que não!
Ainda de acordo com a ONU, é uma das maiores conquistas da humanidade no século XX. Mas como todas as revoluções, implica mudanças importantes em muitos setores da ação políticas referentes a trabalho, saúde, proteção social, urbanismo e muitas outras esferasda vida social.
Quando falamos de conceituação da velhice, fica difícil levantar dados realmente “verdadeiros”. Isto porque, de acordo com a Lei 8.742/93, é idoso quem apresenta idade igual ou superior a 70 anos; já a Lei 8.842/94 esta idade cai para 60 anos, igualmente à padronização da ONU; já Constituição Federal, em seu Artigo 230, considera idosa pessoa com idade superior a 65 anos....
tracking img