Resenha do artigo: abordagem do idoso em programas de saúde da família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO ARTIGO: ABORDAGEM DO IDOSO EM PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA


 
INTRODUÇÃO

A resenha em questão, realizado pelos alunos do Curso Teórico e Prático de Metodologia do Trabalho Técnico e Acadêmico, apresenta uma avaliação do artigo Abordagem do idoso em programas de saúde da família, bem como uma biografia sucinta dos autores Jorge Alexandre Silvestre e MiltonMenezes da Costa Neto.
Com a finalidade de realizar uma crítica ao referido artigo, elaboramos os seguintes objetivos: avaliar e resumir o artigo, bem como apresentar medidas para corrigi-lo.
Assim, supomos que para realizar a resenha critica seja necessária a leitura prévia de outras obras relacionadas ao tema em questão, que no presente caso seriam obras abordando a gerontogeriatria e aatenção básica.
Ao final do trabalho daremos respostas para estas questões, confirmando ou não a hipótese apresentada, e outras que se fizerem presentes durante o desenvolvimento.

















DESENVOLVIMENTO

Informação Bibliográfica:

SILVESTRE, J. A. ; COSTA NETO, M. M. . Abordagem do idoso em programas de saúde da família. Cadernos de Saúde Pública, Rio deJaneiro, v. 19, p. 839-847, 2003.



O artigo possui dois autores: Jorge Alexandre Silvestre e Milton Menezes da Costa Neto.
Jorge Alexandre Silvestre foi coordenador do Programa de Atenção à Saúde do Idoso do ministério da Saúde e professor titular da disciplina de geriatria do curso de medicina da Universidade do Rio Grande (O COFITO, 1999). Outras obras de sua autoria são: Oenvelhecimento populacional brasileiro e o setor saúde (1996), Population ageing in Brazil and the health care sector (1996), e Desafios a serem enfrentados no terceiro milênio pelo setor saúde na atenção integral ao idoso (2000).
Milton Menezes da Costa Neto é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (1981) e possui várias especializações, dentre elas a de Administração em Saúde eem Administração Hospital e de Saúde Pública, possui também mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (1996). Atualmente é Médico da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, Membro da Sociedade Médica Brasiliense de Administração em Saúde, Sócio Fundador do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Df, Direct Member da World Organization Of Family Doctors,Sócio da Sociedade Médica Brasileira de Administração em Saúde e Sócio Fundador da Sociedade Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino médico, sistema de saúde. Algumas de suas publicações são: O currículo médico e o sistema de saúde em construção (2000), Enfoque familiar naformação do profissional de saúde (2000), A Educação Médica e o Sistema de Saúde no Brasil (1994) (PLATAFORMA LATTES, 2008).
O artigo original foi publicado na revista on-line Cadernos de Saúde Pública e em formato de Microsoft Word possui 13 páginas. Apresenta uma tabela em forma de plano de cuidados, onde são listados alguns dos problemas de saúde do idoso, sua prevalência e incidência,impacto individual/familiar, implicação operacional, requisito e resultado esperado.
A obra se inicia relatando o contexto da criação da Política Nacional do Idoso e um dos principais problemas da pessoa idosa, que é a perda da capacidade funcional, causada pela evolução das doenças.
Entretanto, o autor aborda que mesmo com a presença de enfermidades o idoso pode manter suaautonomia e independência. Muitas pessoas, principalmente leigas, confundem estes termos. Dessa forma, é válido salientar suas diferenças. A autonomia pode ser definida como auto-governo e se traduz na liberdade para agir e para tomar decisões. Já a independência significa ter capacidade de realizar as atividades sem ajuda de outra pessoa (BRASIL, 2006).
O texto faz referência a estudos em que...
tracking img