Pim contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIP – 2011

APOSTILA - I
ESTATÍSTICA APLICADA
Apostila I de Estatística Aplicada contendo os conceitos básicos de estatística, séries estatísticas, medidas de tendência central e medidas separatrizes.

Apostila do Curso de Gestão está baseada no livro: Estatística para os cursos de Economia, Administração e ciências contábeis. De Ermes Medeiros da Silva e outros da Editora Atlas,2008.

2

ESTATÍSTICA APLICADA

Capítulo 1 – Conceitos Básicos
1 - INTRODUÇÃO:  Estatística: Palavra proveniente de Estado  levantamento de dados  orientar o Estado para a Cobrança de Impostos, controle de produção e etc.  HOJE -> A definição correta é: ESTATÍSTICA É UM CONJUNTO DE MÉTODOS E PROCESSOS QUANTITATIVOS QUE SERVE PARA ESTUDAR E MEDIR OS FENÔMENOS COLETIVOS. o A Estatísticamantém com a matemática uma relação de dependência. o Tem uma relação com outras ciências quando utilizada como instrumento de pesquisa. 1.1 - CONCEITOS BÁSICOS de: População e Amostra:  POPULAÇÃO: É o conjunto de todos os itens (pessoas, coisas e objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo.  AMOSTRA: É qualquer subconjunto não Vazio de uma população.  PARÂMETRO: É a denominação de umacaracterística numérica estabelecida para toda uma população.  ESTIMADOR: É uma característica numérica estabelecida para uma amostra. Exemplo:
FENÔMENO COLETIVO ( Eleição do Governador do Estado )
AMOSTRA

PARÂMETRO: É a proporção de votos do candidato “A”

POPULAÇÃO: São todos os eleitores habilitados do estado de São Paulo

ESTIMADOR: É a proporção de votos do candidato “A” obtido naamostra

AMOSTRA : É um grupo de 1000 eleitores selecionados em todo o estado de São Paulo.

3

1.2 - PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE ABORDAGEM:  Quando solicitados a estudar um fenômeno coletivo, podemos optar pelos processos: a) Estimação e b) Censo: CENSO: É uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população: e...      Admite erro processual zero e temconfiabilidade de 100% É Caro É Lento É quase sempre desatualizado Nem sempre é viável.

ESTIMAÇÃO: É uma avaliação de um parâmetro, com base em um estimador através do cálculo de probabilidade: e      Admite erro processual positivo e tem confiabilidade < 100% É barata É rápida É atualizada É sempre viável.

1.3 - DADOS ESTATÍSTICOS:  Censo e estimação produzem grandes quantidades devalores numéricos. Esses valores numéricos são chamados de Dados Estatísticos.  Para esses dados a estatística ensina métodos racionais para a obtenção de informações. Assim a estatística pode der: a)ESTAÍSTICA DESCRITIVA: É a parte da estatística que tem por objetivo descrever os dados observados. b)ESTATÍSTICA INDUTIVA: O objetivo é generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra,através do calculo de probabilidade.

1.4 - ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Na sua função de descrição dos dados, tem as seguintes atribuições: A) A OBTENÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS: Ou coleta de dados é normalmente feita através de um questionário ou de observação direta de uma população ou amostra.

4

B) A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS: Consiste na ordenação e crítica quanto „a correção dos valoresobservados falhas humanas, omissões, abandono de dados duvidosos e etc. C) A REDUÇÃO DOS DADOS: Há duas formas básicas para a redução do numero de dados:




VARIÁVEL DISCRETA... e VARIÁVEL CONTÍNUA.

Detalhes das variáveis serão apresentados adiante

D) A REPRESENTAÇAO DOS DADOS: A representação gráfica é muito usada e é ainda um atributo da estatística descritiva a obtenção de informaçõescomo: Médias, Proporções, Tendências, índices, Taxas, coeficientes e etc. que facilitam a descrição dos dados. 1.5 – DADOS BRUTOS: Quando fazemos “n” observações diretas em um fenômeno coletivo ou observações as respostas a uma pergunta em uma coleção de “n” questionários, obtemos uma seqüência de “n” valores numéricos. Tal sequencia é denominada de: Dados Brutos X : x1, x2. x3, ...............
tracking img