Trigonometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIGONOMETRIA

Clarice da Rosa Novaski
Vanessa Machado – Professora Tutora Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática MAD0017 – Prática do Módulo III
05/07/2011

RESUMO

Este artigo relata uma experiência de uma aula simulada de Trigonometria, aplicada em nossos colegas da turma do Curso de Licenciatura em Matemática, esta aula foipreparada para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi de investigar uma abordagem de ensino da trigonometria no triângulo retângulo, em que se pretendeu introduzir as razões trigonométricas seno, co-seno e tangente e o Teorema de Pitágoras. Nossa hipótese é que podemos construir uma aprendizagem significativa para o aluno por meio de situações problemas que articulam asconstruções geométricas e o tratamento figural na abordagem das relações trigonométricas.


Palavras-chave: História da Trigonometria; Trigonometria; Triângulo Retângulo

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar as diversas formas de introduzir os alunos nesse conhecimento, utilizando situações – problemas que minimiza osobstáculos e dificuldades geradas para o conhecimento das relações trigonométricas no triângulo retângulo.

Entende-se então que a história da matemática contribui para a construção do conhecimento do aluno e é reconhecida como parte da Educação Matemática. Dessa forma, ao se trabalhar o conteúdo de Trigonometria, utilizando-se a história da matemática para contextualizar e motivar essaaprendizagem passa-se então, a dar-lhe significado, possíveis aplicações. Dessa maneira oportuniza-se ao aluno maior facilidade em compreender e utilizar este conteúdo em seu cotidiano.

Este trabalho se pauta no estudo histórico da Trigonometria em sala de aula e no desenvolvimento de alguns tópicos e conceitos, por meio de atividades, dando-se um esboço do histórico desta ciência, até sua aplicaçãonos dias atuais.

Nessa perspectiva cabe então, ao professor, ser um articulador da teoria e da prática, na medida em que, ao utilizar os conhecimentos, consiga fazer uma articulação entre história da matemática, e a trigonometria e assim orientar o educando a ir além do conhecimento empírico, partindo para o conhecimento elaborado, científico e perceber que esse tema tem uma história própria.2 HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA

A origem da trigonometria é incerta. Entretanto, pode-se dizer que o inicio do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios.
Um grande Matemático da antiguidade, Ptolomeu, por volta do ano 125 a.C., usou a TRIGONOMETRIA(a palavra Trigonometria vem do grego TRI - três GONO - ângulo e METRIEN, medida, significando Medida de Triângulos) para determinar a latitude e a longitude de cidades e de outros pontos geográficos em seus mapas.
Este célebre astrônomo da antiguidade que sucedeu Híparco (190 a. C, 125 a.C.), escreveu o “Almagesto”, documento mais antigo que trata da Trigonometria embasando-se nos trabalhosdeste para escrever a obra. Também consta como sua a obra Sintaxe Matemática, onde está apresentado o Tratado de Trigonometria Retilínea e Esférica.
Híparco: considerado o pai da Astronomia, foi quem empregou pela primeira vez relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a.C. daí ser considerado o iniciador e pai da Trigonometria.
Devido às necessidadesencontradas nos cálculos utilizados na astronomia, agrimensura e na navegação de egípcios e babilônios, por volta dos séculos IV e V a.C. surgiram desenvolvimentos trigonométricos. Encontram-se também alguns indícios relacionados com este tipo de cálculo com os gregos, que relacionavam ângulos da circunferência com comprimento de suas cordas.

Fizemos um estudo histórico da evolução dos conceitos de...
tracking img