Pim contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diretoria
Setor Administrativo
Divisão Tratamento de Divisão Higienização de Água Dutos
Supervisor Técnico Equipes de Higienização de Dutos
Assistentes Técnicos
Divisão Microbiologia
Controle de Qualidade
Equipe de Laboratório
Equipes de Coletas de Ar
2. CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, ademonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996).
Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resumedados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
Conceito de Contabilidade Exata Gestão Contábil, o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.
2.1 - Conceitos da Contabilidade
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para atomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões.
 14
Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Essesinteressados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros. Segundo Gomes (2000, p.5), em resumo, podemos dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle dopatrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.
2.2 Objetivos da Contabilidade
O estudo da Contabilidade tem sido de grande importância para as empresas, de um modo geral, há algum tempo. Sua importância origina-se, principalmente, nas relações existentes entre a tomada decisão pelos administradores e as informações, que sustentam essas decisões.Segundo Antônio Lopes de Sá. O entrelaçamento dos estudos contábeis e administrativos não deixa dúvidas, na atualidade. Valer-se do conhecimento da contabilidade para a tomada de decisões dos fatos administrativos é hoje a mais exuberante parte de estudos que se conhece no setor.
A experimentação, a vivência, o bom senso e a origem das doutrinas são fatores determinantes para que os dados einterpretações oferecidos pela contabilidade não sejam abandonados pela Administração.
Quanto mais complexa se torna à vida econômica dos povos, quanto mais inquieto o seu sistema político-social, quanto mais agitada a legislação, tanto mais subsídios devem ser colhidos pela administração através da ciência contábil.
2.3 - Representações do Patrimônio de uma Empresa

Patrimônio = Bens + Direitos eObrigações
O Departamento Contábil é o responsável por realizar o demonstrativo de Balanço Patrimonial, sendo este papel da contabilidade como a Exata Gestão Contábil
 15
2.4 - Conceituando Bens, Direitos e Obrigações

Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Se eles têm forma física, são palpáveis, denominam- se bens tangíveis: veículos,imóveis, estoque de mercadoria, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, etc. Os bens incorpóreos, não palpáveis, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc.
Em Contabilidade entende-se por Direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém. São denominados de valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que tange a empresa, o direito...
tracking img