Pide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIDE
PIDE


Realizado:
Daniel Pascoal nº4
Rafael Borges nº19

Introdução 3
O que é a PIDE? 4
FUNCÇÕES 5/6
ATividades. 7
hISTÓRIA 8
Torturas 9
Campos deConcentração/Prisões 10
Conclusão 11


Introdução

Com este trabalho iremos falar sobre a PIDE, iremos também falar sobre a sua história e as suas funções e deveres. Com este trabalho retractámos como eraa vida naquela época , era árdua e uma regime muito duro e complicado.

O que é a PIDE?

A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) foi uma polícia existente em Portugal entre 1945 e1969. Apesar de ser, hoje em dia, sobretudo conhecida como polícia política, as funções da PIDE eram bastante mais abrangentes, sendo especialmente importantes as suas funções nos sectores dos serviçosde estrangeiros, fronteiras e segurança do Estado.

Funções

A PIDE foi criada para substituir a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado - sendo considerada como um organismo autónomo da PolíciaJudiciária.
A PIDE desempenharia tanto funções administrativas como funções de repressão e de prevenção criminal.

No âmbito das suas funções administrativas, competia-lhe encarregar-se dosserviços de emigração e passaportes, dos serviços de passagem de fronteiras e dos serviços de permanência e trânsito de estrangeiros em Portugal.

No âmbito das funções de repressão e de prevenção criminal,competia à PIDE a instrução preparatória dos processos respeitantes aos crimes de estrangeiros relacionados com a sua entrada ou com o regime legal da sua permanência em território nacional, àsinfracções relativas ao regime da passagem nas fronteiras, aos crimes de emigração clandestina e aliciamento ilícito de emigrantes e aos crimes contra a segurança exterior e interior do Estado.Atividades

* No contexto das suas funções no setor da segurança do Estado, destaca-se a importância da atividade da PIDE na neutralização da oposição ao Estado Novo.
* A PIDE exercia actividade...
tracking img