Ferramentas web, web 2.0 e software livre em evt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT
http://evtdigital.wordpress.com

Após uma exaustiva procura de artigos e sites constatei que existem inúmeros estudos que referem uma exigência de alteração nas práticas pedagógicas, aproveitando o potencial oferecido pelas tecnologias, de forma a promover e a conduzir o desempenho das aprendizagens dos alunos na construção do conhecimento. Oensino ficará a ganhar, quando, nós docentes, assumirmos a inovação tecnológica como nosso parceiro na construção do conhecimento.
Tendo por base a integração das ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), ferramentas essas baseadas na Web, Web 2.0 e Software Livre, foi criado um blogue, evtdigital.wordpress.com, que se constituí como um localprivilegiado e de referência para os docentes da disciplina em questão, servindo para a divulgação, disseminação e publicação de manuais dessas ferramentas digitais passíveis de serem utilizadas em contexto de sala de aula para a abordagem dos diversos conteúdos e áreas de exploração da EVT.
A minha análise recaiu sobre este site em forma de blogue, que consegue classificar, organizar e criar as condiçõesnecessárias para que os docentes de expressões possam, facilmente, pesquisar e seleccionar as ferramentas mais adequadas para determinada necessidade ou problema a resolver, com os seus alunos, na sala de aula.
Esta plataforma online criada por José Alberto Rodrigues, em 2009, teve por base um projecto de investigação em Multimédia em Educação do Programa Doutoral em Multimédia em Educação.Através deste blogue, para além dos professores de EVT e dos professores desta área especifica também os professores que se interessam pela integração das tecnologias na educação, conseguem conhecer e avaliar um conjunto alargado de ferramentas digitais que estão disponíveis gratuitamente para a abordagem de conceitos essenciais desta disciplina e da área onde está inserida.

apresente as razõesque o levaram a escolher esse artigo/site. 
Com a implementação do Plano Tecnológico da Educação (PTE), as escolas do ensino básico e secundário foram equipadas com novos equipamentos e com uma rede de fibra óptica que permitiu a toda a comunidade educativa desenvolver projectos sustentados de integração das TIC no currículo, o que na minha perspectiva, passou a ter uma preponderância maior namudança de práticas letivas e diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem, as TIC deixaram de ser uma mera competência transversal, para assumirem um papel prepoderante como verdadeiras ferramentas dentro de cada área disciplinar.
Neste actual momento das aprendizagens as TIC devem ocupar cada vez mais um lugar de grande relevo e particular destaque como contributo para o processo deensino e aprendizagem. No entanto, enquanto professores e educadores devemos ter um certo cuidado na selecção e utlização destes recursos, por forma a não cairmos no erro ou tentação de os utilizar indistintamente e para qualquer situação em contexto letivo.
O blogue em questão consegue nos informar através de uma criteriosa análise e selecção, quais as ferramentas que nesta primeira década doséculo XXI têm surgido, decorrentes da Web e Web 2.0 e, ainda, na aposta cada vez maior no software livre e/ou gratuito, que poderão ser adoptados e posteriormente usados como uma mais-valia e não apenas como um mero recurso adicional que não se revelará relevante para as aprendizagens.
No presente projecto, algumas ferramentas aqui apresentadas constituem-se mesmo como verdadeiros complementos àutilização dos recursos tradicionais até agora usados quer nesta disciplina, quer em disciplinas similares.
Como professor de Artes Visuais, a escolha deste site é mais do que óbvia, no entanto é enquanto licenciado em Design Multimédia que o blogue evtdigital mais me supreendeu e cativou, o conceito é bastante inovador e para além de prático é bastante social e construtivista. Com uma linguagem...
tracking img