Pic 16f877 e sua modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecendo o PIC16F877
Microcontrolador de 8 bits da Microchip Co.





O microcontrolador PIC16F877 pode ser encontrado em diversos encapsulamentos:

PDIP, QFP, PLCC

Este modelo (16F877) possui 40 pinos (veja imagem ao lado para o encapsulamento PDIP), sendo que destes 40 pinos, 7 pinos são usados para alimentação e controle do mesmo.

PINO 1: Suporta 3 níveis de tensão. Quandoeste pino estiver recebendo 5V, o microcontrolador estará em condições de executar o programa. Quando este pino receber 0V (GND), o PIC será “resetado”. Quando este pino receber tensão de 13,4V, o PIC irá entrar em modo gravação.

PINOS 11 e 32: Alimentação (máximo 5V)

PINOS 12 e 31: Referência (GND)

PINOS 13 e 14 : Onde estará ligado o resonador externo (cristal de clock).

Os demaispinos são conhecidos por I/Os (lê-se Aiôus, e vem do inglês Inputs/Outputs, que significa entradas/saídas). Estas I/Os são agrupadas em PORTs (portos), de no máximo 8 pinos cada (limitação pois o componente possui um núcleo de 8 bits).
Há um total de 33 I/Os disponíveis, que podem ser configuradas como entradas ou saídas em tempo de execução.
Quando um pino é configurado como ENTRADA, ele podeser conectado a algum sensor para detectar sinais digitais através de variação da tensão de 0 e 5V. Quando um pino é configurado como saída, o programa poderá acioná-lo, e com isso gerar uma corrente baixa (max. 20 mA) com os níveis de tensão de 0V ou 5V.

Alguns pinos, porém, possuem outras funções além de serem entradas ou saídas digitais. Por exemplo, no diagrama ao lado podemos observar que ospinos 2 a 10 (exceto o pino 6) são entradas analógicas, e podem ser usados para detectar uma variação de tensão entre 0V e 5V, transformando esta variação em uma informação binária de 10 bits. Os pinos 39 e 40 também são pinos usados na gravação do microcontrolador, e os pinos 25 e 26 são usados para comunicação SERIAL padrão RS232. Os pinos 16 e 17 são pinos geradores de pulso (PWM), que ésimilar a uma saída analógica. Muito útil para controle de velocidade de motores, por exemplo. O pino 6 é um pino usado para contagem rápida.

Tradicionalmente conhecemos os pinos do microcontrolador NÃO PELO SEU NÚMERO, mas sim pela sua IDENTIFICAÇÃO DE I/0.

Os pinos são agrupados em PORTs, sendo:

PORTa (com 6 I/Os disponíveis) PORTb (com 8 I/Os disponíveis)
PORTc (com 8 I/Os disponíveis)PORTd (com 8 I/Os disponíveis)
PORTe (com 3 I/Os disponíveis)

EXERCITANDO: Identifique os seguintes recursos no microcontrolador PIC16f877a (qual o número do pino no encapsulamento PDIP correspondente)

PINO A3: _________________ PINO B7: _________________ PINO C2: _________________
PINO E0: _________________ PINO D6: _________________ PINO D2: _________________

Observaçõesimportantes:

A letra F (PIC16F877) identifica que o microcontrolador em questão utiliza a tecnologia FLASH, ou seja, pode ser regravado. Alguns modelos (que utilizam a letra C no nome, como o PIC16C877) só podem ser gravados uma única vez e são mais baratos.

Outros modelos da família 16 (como o PIC16F870, PIC16F628, PIC16F84, ....) possuem variações em termos de recursos (com mais ou commenos pinos de I/Os, entradas analógicas, memória ROM, memória RAM, etc...), mas todos podem ser programados com a mesma linguagem.

Modelos da família 18 são mais rápidos e um pouco mais caros, continuando a ser de 8 bits.

Modelos da família 24 são de 16 bits, e indicados para aplicações que exijam mais poder de processamento.

Os microcontroladores PIC são indicados para aplicações maissimples, que não necessitem de grande volume de dados manipulados, e que não necessitem processamento em tempo real de alta performance.

Quando transferimos um programa para o microcontrolador, este deve estar em linguagem de máquina (ARQUIVO HEX), e será armazenado na memória ROM do microcontrolador. Esta memória não será apagada até que outro programa seja enviado, mesmo que a alimentação de...
tracking img