Pib- produto interno bruto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO
Definição

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. O conceito do PIB descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração ésimplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

O PIB se configura como umimportante dado para diagnosticar o ritmo do crescimento, ou não, de um país. Ele pode mostrar que um determinado local pode estar ganhando ou perdendo patrimônio, riquezas e capacidade de produção. No entanto, apesar de ser amplamente usado para mostrar melhorias ou quedas de rendimento nas áreas pesquisadas, o PIB não pode ser levado em consideração como fator determinante para definir se essa área estámelhor economicamente. Isso porque o PIB não leva em consideração vários fatores imprescindíveis que são de suma importância para o desenvolvimento e crescimento de um lugar.
Por exemplo, o PIB não leva em consideração a distribuição das riquezas de um local, logo, pessoas com muito poder aquisitivo e outras na linha da miséria podem apresentar um PIB melhor que um local onde a maioria tem umarenda média, mas que todos vivem em condições parecidas. Outros fatores que o PIB não leva em consideração são: atividade informal (sem carteira assinada, sendo que essa é uma área que movimenta muita renda, todos os anos, no mundo) e os fatores externos (por exemplo, uma praga que acaba com uma safra de muito peso econômico para o país não será levada em conta no PIB, somente o deixará maisbaixo).
PIB nominal
PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes, ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final.
PIB Real
PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços.Fatores que influenciam o PIB

O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai. O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gastopessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país.
Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir.
Os gastos do governosão outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.
As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.

Quem calcula?

Os cálculos do PIB são feitos e divulgados pelo IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística), um órgão do governo que tem a missão institucional de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.
O valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, corresponderá à despesa interna (C), a despesa do Estado em...
tracking img